Há dois anos, acontecia o I Curso sobre o Ministério dos Exorcismos no Brasil

Hoje, completamos 2 anos que a Secretaria de Língua Portuguesa da Associação Internacional dos Exorcistas realizou o I Curso Base sobre o Exorcismo e a Oração de Libertação no Brasil.

Há dois anos, entre os dias 12 e 16 de novembro de 2018, aconteceu no Colégio de São Bento, no Centro de São Paulo, o I Curso promovido pela Associação Internacional dos Exorcistas em nosso país.

Os pregadores foram os Exorcistas membros da Associação: Padre Paolo Carlin, Padre Matteo De Meo e Monsenhor Dr. Rubens Miraglia Zani. Também tivemos a presença na abertura do Bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Cippolini, atual coordenador da Comissão de Doutrina da Fé da CNBB e responsável pelo atual subsídio doutrinal Conferência dos Bispos Brasileiros sobre o Exorcismo.

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Durante a semana, várias palestras foram ministradas, esclarecendo os sacerdotes e leigos presentes sobre a importância do Ministério dos Exorcismos para a Igreja, a forma como o discernimento deve ser realizado, a importância da separação dos papéis do sacerdote Exorcista e dos leigos, além uma palestra do Psiquiatra argentino Dr. Hector Ezcurra sobre sua experiência como médico e membro da equipe do Exorcista de Buenos Aires, Argentina.

O encontro, que inicialmente contaria com a presença do Presidente da AIE e Exorcista de Roma, Padre Francesco Bamonte, ICMS, foi conduzido por Exorcistas membros da Associação enviados por ele e contou com a presença de quase 200 sacerdote e mais de 100 leigos.

À época, a divulgação do curso foi realizada no site da CNBB, como podemos verificar clicando aqui.

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

As palestras e temas abordados trataram sobre: A real existência do mundo demoníaco e os sinais de ação diabólica extraordinária inferidos da narração dos exorcismos operados por Jesus, Exorcismos e Exorcistas, diagnóstico diferencial entre distúrbios psicopatológicos e ação extraordinária do demônio, critérios de discernimento oferecidos aos pastores de almas para compreender se uma pessoa deve ser submetida à avaliação de um Sacerdote Exorcista, testemunho de um caso de possessão diabólica, o malefício, a superstição, diferença entre ato mágico e ato religioso, correto uso dos sacramentais e bênçãos, a libertação da ação extraordinária do maligno e possíveis erros, necessidade de uma adequada instrução dos fiéis, o rito dos exorcismos em geral, modo de proceder nos casos de infestação, nos casos de simulação, as tarefas dos auxiliares leigos dos exorcistas, aspectos pastorais do ministério dos exorcismos e Halloween uma festa perigosa.

Também contamos com a visita de acolhida do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Screrer, que saudou todos os presentes e deu a sua benção.

A partir desse curso, várias dioceses do Brasil ganharam sacerdote Exorcistas oficiais nomeados por seus bispos. Também foi muito importante abordar o assunto e trazer a tona a posição oficial da Igreja sobre um assunto controverso que nunca deixou de fazer parte da fé católica.

Site da Associação Internacional dos Exorcistas para língua portuguesa

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

plugins premium WordPress