Você precisa conhecer o Padre Candido Amantini

Uma das maiores alegrias que temos no Portal é escrever sobre o Padre Candido Amantini. Ele é o nosso Patrono e será um dia, com a mais absoluta certeza, santo da nossa Igreja.

Padre Candido Amantini e Padre Gabriele Amorth

Durante mais de 30 anos, ele foi o único exorcista de Roma, enfrentou os piores casos, atendia e rezava por  muitas pessoas, que chegavam a ser 80 por dia e exorcizava os possuídos. Ele faleceu em odor de santidade, após uma dolorosa enfermidade.

Em Roma, deixou uma gama de filhos espirituais que sempre lembram da sua humilde personalidade com muito carinho.

Padre Candido atendia o seu rebanho atormentado no Santuário da Escada Santa, em Roma e  através dos dons extraordinários que recebeu de Deus, conseguia discernir quem precisava ou não de exorcismos.

O Superior Provincial dos Passionistas, Padre Fiorenzo Bordo, escreveu sobre um pequeno perfil biográfico do Padre Candido:

“Este breve perfil biográfico do Padre Candido é um serviço prestado aos que o conheceram em vida e aos numerosos visitantes da Escada Santa que farão uma oração de intercessão diante dos seus restos mortais, que foram sepultados junto ao Cemitério de Verano e lá descansaram desde o dia do seu retorno à Casa de seu Pai, em 22 de setembro de 1992.” [1]

Exumação dos restos mortais do Padre Candido Amantini

Os restos mortais do Padre Candido repousam no Santuário da Escada Santa desde 21 de março de 2012. Foram exumados e levados para lá, depositados no exato local onde ele atendia e rezava pelas pessoas.

O trajeto para chegar até o Padre Candido fazia com que as pessoas, obrigatoriamente, tivessem que subir os degraus da Escada que Nosso Senhor Jesus trilhou para ser julgado por Pôncio Pilatos. Em seguida, ao final do corredor, encontravam-se com o Servo de Deus, que abençoava e rezava de maneira silenciosa por todos.

Eram muitas pessoas que o procuravam, e a maioria queria uma simples benção. Outras, necessitavam de exorcismo. Foi nesse contexto que Deus concedeu a ele um carisma particular para o discernimento da ação extraordinária do demônio. Bastava a ele impor as mãos sobre a pessoa, para “sentir” quem estava possuído ou quem não estava. Aqueles que conviveram com o Padre Candido atestam que ele não errava um único discernimento, descobrindo graves possessões que necessitavam de exorcismo, como também doentes que necessitavam dos médicos.

Também era latente a capacidade que ele tinha de perceber do que as pessoas necessitavam através das fotos. Quem era possesso logo era descoberto pelo exorcista. 

Túmulo na Escada Santa

Padre Candido foi ordenado sacerdote com 23 anos, em 13 de março 1937, pelo Cardeal Marchetti Selvaggiani, Vigário de Roma (também enterrado no Cemitério de Verano).

De 1961 até a sua morte, exerceu o ministério de Exorcista no Santuário da Escada Santa. Contava Padre Gabriele Amorth que algumas vezes, o Padre Candido viajou para auxiliar em casos difíceis de possessão diabólica, fora de Roma.

A surpresa de São Pio de Pietrelcina

São Pio de Pietrelcina era conhecido por seus carismas extraordinários, sobretudo o da leitura de consciências e das revelações particulares. Através deles, ficava profundamente surpreso quando moradores de Roma procuravam por suas bênçãos em São Giovanni Rotondo, dizendo sempre: “A Escada Santa tem um santo e você vem a mim?”

 

O perfil de Padre Candido

Padre Candido celebrando a Santa Missa

Padre Candido era um sacerdote extremamente simples, que não elevava a voz nem para recitar as orações do Exorcismo sobre os possuídos. Vivia num quarto humilde, na Congregação dos Passionistas, com uma cama e um criado-mudo. Preparava cuidadosamente suas homilias, escrevendo-as de próprio punho. Sua alegria era poder celebrar a Santa Missa, sobretudo com seus filhos espirituais.

O único livro publicado

O único livro que o Padre Candido publicou chama-se Il Mistero di Maria (O mistério de Maria), ainda sem tradução para o Português.

Trata-se de um retrato fiel da sua experiência com a Madonna e um verdadeiro tratado mariológico, divido em 10 partes.

A experiência do santo Exorcista com a Madonna foi o que o protegeu de muitos perigos ao longo de mais de 30 anos do exercício do ministério. Ele tinha uma particular devoção e por essa razão, quis escrever detalhadamente sobre ela em seu único livro publicado.

Os planos de Deus para a humanidade, que ruíram com Eva, foram observados pelo Padre, que não escondia seu entusiasmo com o novo papel da mulher na história da salvação:

Único livro escrito pelo Padre Candido

“O plano divino concernente ao homem inocente falhou miseravelmente, como vimos, e em grande parte precisamente por causa da mulher. Apesar disso, Deus não abandonou a humanidade, mas concebeu um plano de salvação muito mais sublime do que o primeiro e não excluiu dele as mulheres, antes confiou-lhe tarefas mais elevadas do que antes.” [2]

A maternidade de Maria é objeto de um capítulo do livro e nele, o santo aborda a responsabilidade de Maria quanto a educação do menino Jesus, nosso Senhor. Jesus, era o centro do ministério de Maria.

A causa e Beatificação do Servo de Deus

Desde 2012 sua causa de beatificação e canonização está na fase diocesana, em Roma. Peçamos a intercessão do santo Exorcista, a fim de apressar a sua glorificação aos altares.

Caso você queria testemunhar alguma graça recebida por sua intercessão, o e-mail para tal é infoscalasanta@gmail.com.

Abaixo o folheto com a oração (em italiano) para pedir a sua beatificação e canonização.

Padre Candido Amantini, rogai por nós!

Notas

[1] Tradução livre do italiano. “Padre Candido Amantini C.P: Alla Scala Santa avete un santo! Andate da Lui”. p.3.
[2] Il mistero di Maria, Edizioni Scala Santa Roma, 2018, p. 17.

 

plugins premium WordPress