Os santos anjos, Sua missão e o seu auxílio

“Enquanto o Senhor não vier na Sua majestade e todos os Seus anjos com Ele (cf.Mt 25,31) e, vencida a morte, tudo Lhe for submetido (cf.1Cor 15, 26-27), dos Seus discípulos uns peregrinam sobre a terra, outros, passada essa vida, são purificados, outros, finalmente, são glorificados. […] Todos, porém, comungamos, embora em modo e grau diversos, no mesmo amor de Deus e do próximo, e todos entoamos ao nosso Deus o mesmo hino de louvor.” (Lumem Gentium, art.49.º)

Todos nós, somos chamados em Cristo a viver a santidade e Deus nos presenteia com os santos anjos para nos auxiliar em nossa missão, rumo à Pátria definitiva.

São Bernardo nos diz “Digo-vos isto, meus irmãos, para que de hoje em diante tenhais maior confiança nos santos Anjos e invoqueis com maior familiaridade o seu auxilio em todas as necessidades”.

No livro, “ Summa Angelorum, Unidos com os anjos e santos” de Ferdinand Holböck, ele nos relata a vivência humana unida com os anjos, sobretudo com o nosso amigo, o anjo da guarda, de uma maneira especial, com uma devoção e um amor extraordinários e uma relação familiar única, nos dando o testemunho de santos sobre a existência e atuação dos santos anjos.

Cornelius Pfeider, que escreveu a apresentação deste livro, nos ensina qual é a missão e o auxílio dos santos anjos.

“Unidos com os anjos e santos permite-nos perceber a “incalculável riqueza de Cristo (Ef 3,8), para “compreender, em união com todos os cristãos, qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade” (Ef 3,18)

Neste ponto de vista, podemos dizer que os santos anjos:

1) São para nós um contínuo convite ao mundo contemplativo e de adoração “em espírito e verdade” (cf. Jo 4,23);

2) Sustentam-nos nas atividades básicas da fé aberta aos dons de Deus(cf. Hb 2,2);

3) Ajudam-nos a receber e entender a mensagem de Deus (cf. Lc 1,26-38);

4) Observam e registram as nossas boas obras (cf. Tb 12, 12-13);

5) Apresentam diante de Deus as nossas orações e intercedem por nós (cf. Tb 12,12; Ap 8,3);

6) Fazem mais digno o nosso culto a Deus (cf. Ap 5; 8,4);

7) Ensinam-nos, instruem, e revelam-nos os planos divinos (cf. Dt 9,22; Gn 18);

8) Iluminam -nos e cultivam em nós pensamentos santos (cf. Zc 1, 9-19);

9) Assistem-nos e ajudam-nos nos nossos trabalhos e no cumprimento da vontade de Deus (cf. Tb 12,12);

10) Protegem o nosso corpo e a nossa alma dos perigos (cf. At 12; Dn 3, 17);

11) Dão-nos auxílio para vencer os maus pensamentos e atenuar as tentações (cf. Gn 21, 17; 22,11);

12) Corrigem-nos quando pecamos (Ap 22,8-9) e executam a justiça divina (cf. Sl 35,5-6; At 12,23; Ap 16);

13) Ajudam-nos a vencer os inimigos (cf. Is 37, 36) e a reconciliarmo-nos (cf. Gn 32);

14) Fortalecem-nos, consolam-nos e alimentam-nos no caminho (cf. 1Rs 19,7);

15) Apartam o mal do caminho (cf. Ex 12, 29; 13,17-23) e libertam-nos dele (cf.Gn 48,16);

16) Guardam-nos e defendem-nos do inimigo maligno (cf. Tb 12, 3;Sl 34,8);

17) Assistem-nos na agonia da morte (cf. Lc 22, 43-44);

18) Conduzem a nossa alma ao céu (cf. Lc 16, 22);

19) Constituem autênticos exemplos das virtudes, especialmente da humildade, obediência e pureza.

Portanto, os anjos são quanto a sua natureza espiritual, inteligência e força de vontade, muito superior ao dos homens. Eles estão sempre às ordens de Deus para nos auxiliar naquilo que for necessário, segundo a vontade de Deus.

Peçamos a intercessão dos santos anjos, peçamos a intercessão do céu, vamos usufruir este presente que Deus nos deu, pois:

“Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”. (Sl 90, 10-11)

Tenhamos o hábito de invocar os santos anjos, para nos auxiliar em nossa missão e nos fazer crescer como filhos e filhas amadas de Deus.

Aprendamos a ter intimidade com o nosso anjo da guarda, aprendamos a rezar diariamente aos santos anjos, seja a oração do Anjo da guarda: “Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina. Sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.”, seja uma oração que vem do coração, ou aprendamos a rezar com os santos, hoje, em especial com a nossa amada Santa Teresinha do Menino Jesus:

“Augusto guarda de minha alma, tu que perto do trono do Eterno brilhas no belo céu como uma chama delicada e pura, vens a mim nesta terra e iluminas-me com tua luz. Anjo belo, tornaste-te meu irmão, meu amigo, meu consolador. Conhecendo minha grande fraqueza, guias-me à mão. E te vejo cheio de ternura, tirar a pedra do caminho. Sempre tua voz amável me convida a olhar somente para os céus; quanto mais me vês vil e pequeno, tanto mais tua face fica irradiante. Ó tu que percorres o espaço mais veloz do que os raios, voa amiúde, em meu lugar àqueles que me são caros! Com tua asa enxuga suas lágrimas! Canta como Jesus é bom! Canta como o sofrer tem alegrias! E em segredo sussurra o meu nome.
Quero em minha curta vida, salvar meus amigos, os pecadores. Ó belo mensageiro da pátria celeste, dá-me teu ardor! Nada tenho senão minhas oferendas e minha singela pobreza. Unidos com tuas glórias puras leva-os ao Deus Trino. Amém.” (Santa Teresinha).

Nunca estamos sós, temos um amigo, um irmão, um consolador, um protetor, um mensageiro de Deus, que vela e cuida de nós com amor e carinho e que tem uma linda missão: nos conduzir até o Céu.

Santos anjos do Senhor, combatei e rogai por nós!

plugins premium WordPress