[Artigo traduzido] O Exorcismo em Cafarnaum

Para National Catholic Register
Tradução livre do inglês

Durante as primeiras semanas do tempo comum, a Igreja também nos conduz através dos primeiros episódios do ministério público de Jesus. O Evangelho de Marcos – o foco das leituras deste ano – não contém nenhuma narrativa da infância. Em vez disso, começa com a pregação de João e o batismo de Jesus, seguido imediatamente pela proclamação de Jesus do advento do Reino e, em consequência, o chamado ao arrependimento (1:14). O que se segue é o chamado dos primeiros apóstolos (Pedro, André, Tiago e João), apresentado nos Evangelhos dos últimos dois domingos, e depois o evento de hoje, o primeiro milagre de Jesus nos Sinópticos (1: 21-27).

Jesus está em Cafarnaum, uma cidade na costa norte do Mar da Galiléia e cerca de 30 milhas a nordeste de sua cidade natal, Nazaré. É sábado (sábado) e Jesus entra na sinagoga para ensinar. A primeira reação de seus ouvintes é de “espanto” porque eles reconhecem que o que ele diz é oficial (v. 21-22).

Nós precisamos da sua assinatura para prosseguir com esse trabalho. Ajude-nos!

Mas enquanto a audiência humana de Jesus o ouve, sua audiência sobrenatural não quer ouvir Jesus ou que qualquer outra pessoa o faça. O espírito impuro do possesso interrompe Jesus, “clamando”, exigindo saber o que ele quer, perguntando se ele está ali para destruí-los e revelando sua identidade como “o Santo de Deus!” (versículos 23-24).

Vamos descompactar esse texto. Para Marcos (e todo o Cristianismo ortodoxo), o ministério de Jesus não tem a ver com ensino ético ou nos exortando a ser “bons”. É sobre guerra espiritual “contra os governantes, contra as autoridades, contra os poderes deste mundo de trevas e contra as forças espirituais do mal nos reinos celestiais” (Efésios 6:12). O advento do Reino é a contagem regressiva final, lançada no ministério público de Jesus e terminando em sua segunda vinda, toda a história intermediária parte dessa luta. Jesus considera com o Mal pessoal – o Diabo – que, como o Papa São Paulo VI costumava nos lembrar, mais efetivamente nos engana, fazendo-nos acreditar que ele não existe.

O infeliz descrito no Evangelho de hoje era apenas doente mental? Não. O ponto principal é que o demônio identifica corretamente Jesus, aquele com quem o diabo já lutou. (Lembre-se de que, nos Sinópticos, a Tentação no Deserto precede o ministério público de Jesus.)

Jesus dá duas ordens ao demônio: para ficar quieto e deixar o homem. Cada uma merece explicação.

Depois que o demônio proclamou a identidade de Jesus, Jesus ordenou que ele se calasse. O “Segredo Messiânico” é muito proeminente no Evangelho de Marcos: Jesus está constantemente dizendo às pessoas para se calarem a respeito dele. Alguém poderia pensar que Jesus iria querer proclamar essa mensagem do alto.

Em um ponto, ele vai – uma vez que ele ressuscitou dos mortos. Mas até que isso aconteça, a ideia do Messias no Dia de Jesus carregava muita bagagem extra que ameaçava desviar a atenção do que Jesus tratava. Os interlocutores judeus de Jesus esperavam um Messias político que colocaria Israel de volta no topo da pilha; O Reino de Jesus não é sobre a sorte política de Israel, mas sobre derrotar “o mundo, a carne e o diabo”.

Nós precisamos da sua assinatura para prosseguir com esse trabalho. Ajude-nos!

O caminho para essa derrota passava pelo Calvário e, como já vimos com Pedro, esse caminho suscitou uma certa recalcitrância. Somente quando Jesus sofreu, morreu e ressuscitou todos esses sonhos de libertação política finalmente foram abandonados em favor da vitória espiritual. O demônio de Cafarnaum vê isso claramente, mesmo que a audiência humana de Jesus (ainda) não. É por isso que Jesus ordena o silêncio – porque até que se compreenda do que realmente se trata sua missão , há maior risco de deturpá-lo do que testemunhá-lo.

Jesus também realiza seu primeiro milagre – um milagre de cura, um exorcismo. O ministério de Jesus trata de curar o homem da escravidão ao mal, o que o torna menos do que “plenamente vivo” (para usar a frase de Santo Irineu). Haverá muito mais curas a seguir imediatamente no Evangelho de Marcos, mas esta primeira cura nos lembra que a desordem fundamental na pessoa humana é espiritual, não física. Jesus é sobre a restauração espiritual da pessoa, não uma cruzada de saúde pública do primeiro século em Israel. Essa perspectiva pode ser útil para orientar como abordamos nossa pandemia atual.

O milagre de Jesus também nos dá pistas sobre sua identidade devidamente compreendida. Enquanto a multidão de Cafarnaum se maravilha: “Ele até dá ordens a espíritos impuros e eles lhe obedecem!” (versículo 27). Como Jesus observará em outro lugar (Mateus 12: 27-28) quando desafiado por qual autoridade ele exorciza (levando à sua famosa imagem de “casa dividida contra si mesma”), expulsar o diabo é um ato divino que testemunha o advento do Reino . O fato de Jesus fazer isso no sábado – o dia sagrado instituído e santificado pelo próprio Deus (Gênesis 2:23) – significa que Jesus claramente reivindica autoridade sobre o sábado, prerrogativa que pertence ao próprio Deus e, pela qual, ele declara sua divindade.

O exorcismo na Sinagoga de Cafarnaum é retratado neste afresco românico da Abadia de Lambach, na Alta Áustria, a cerca de 80 quilômetros a nordeste de Salzburgo. A Abadia de Lambach foi fundada por volta de 1040, e este afresco data do século XI. Ele exemplifica o estilo românico na arte (cores vivas, mas básicas emolduradas em colunas, normalmente bidimensionais), uma forma de arte pan-cristã geral que precedeu o gótico. Afrescos são tipos de pintura de parede, onde a pintura é pintada sobre gesso úmido.

Nós precisamos da sua assinatura para prosseguir com esse trabalho. Ajude-nos!

Jesus se posiciona apropriadamente no centro, jovem e sem barba, o homem possesso sob seus pés. Os exorcistas registram regularmente a tendência dos possuídos de se rebaixar ou degradar, jogar-se para baixo e se contorcer, características também relatadas nos Evangelhos. (Considere os endemoninhados gerasenos, vivendo entre os mortos e mutilando-se – Marcos 5: 1-12.) Teologicamente, lembre-se disso no “Protoevangélio” (o “Pequeno Evangelho” em Gênesis 3:15 que é a primeira promessa de Redenção) , Deus declara que a semente da “mulher” “esmagará” a cabeça da serpente (isto é, do Diabo) enquanto ela golpeia o calcanhar do Salvador.

Dois grupos de homens aparecem no afresco, um conjunto de 12 à direita de Jesus e 14 à sua esquerda. (Talvez possamos ser gratos ao pintor que, aumentando a esquerda para 14, nos dá uma sugestão sobre a identidade dos 12.) Podemos supor que os Doze à direita (o lado do Poder Divino) são os Doze Apóstolos , embora no Evangelho de Marcos apenas quatro tenham sido explicitamente escolhidos por este ponto e a vocação de Mateus esteja no futuro (2: 13-14). Os 14 à esquerda são provavelmente as pessoas da Sinagoga de Cafarnaum que ouviram os ensinamentos de Jesus naquele dia e testemunharam esse milagre. Hesitaria em tirar qualquer conclusão sobre estar à direita ou à esquerda de Jesus: qualquer que seja o significado que isso possa ter no Dia do Juízo, lembre-se de que neste afresco Judas estaria à direita.

Os Apóstolos e seus sucessores continuarão a missão de Jesus de expulsar o Diabo, extraordinariamente pelo exorcismo, normalmente pelo perdão dos pecados no sacramento da Penitência. Aqueles que sugiro são a audiência de Cafarnaum, são as mesmas testemunhas que, vendo a ação do Maligno no mundo e a vitória de Jesus sobre ele, são talvez ambivalentes. Alguns deles admitirão honestamente que o que viram é inexplicável, além de admitir que Jesus é “o Santo de Deus”. Outros irão chamá-lo (e toda a situação) de “louco” (Marcos 3: 21-30). Os fariseus disseram que ele estava possesso; os modernos simplesmente fingem que o sobrenatural é uma época de fadas de tempos mais crédulos. Ambos os grupos querem chamar o bem de mal e o mal de bem. Não precisamos buscar provas em Cafarnaum – apenas encontre o “cristão” mais próximo que queira lhe dizer que o aborto é uma “escolha moral” legítima.

Nós precisamos da sua assinatura para prosseguir com esse trabalho. Ajude-nos!

Este é um afresco de cura, de tornar o homem “totalmente vivo”. É disso que trata a missão de Jesus, especialmente porque reconhece antes de tudo onde as pessoas realmente precisam de cura.

John Grondelski John M. Grondelski (Ph.D., Fordham) é ex-reitor associado da Escola de Teologia da Seton Hall University, South Orange, New Jersey. Ele está especialmente interessado em teologia moral e no pensamento de João Paulo II. [Nota: Todas as opiniões expressas nas contribuições do National Catholic Register são exclusivamente do autor.]

plugins premium WordPress