Bispo espanhol renuncia ao ministério para viver romance com escritora de ficção erótica satânica

Jornais de todo mundo noticiaram que o Papa Francisco acolheu no último dia 24 de agosto o pedido de renúncia do bispo Xavier Novell, da Diocese de Solsona, Catalunha. Nada mais comum, pois pedidos de renúncia chegam ao Santo Padre praticamente todos os dias, sejam por motivos de idade, estritamente pessoais, ou outra causa grave que impeça o prelado de exercer com dignidade seu ministério episcopal, conforme determina o Código de Direito Canônico:

“Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia.” [1]

O curioso do caso não é a renúncia, mas o motivo pelo qual ela transcorreu: Xavier Novell era um bispo conservador que celebrava exorcismos e em 2017 ficou mundialmente conhecido pelas declarações a favor da independência da Catalunha.

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Contudo, o antigo prelado apaixonou-se pela psicóloga e escritora de contos eróticos satânicos, Sílvia Caballol. O Portal, cumprindo o seu compromisso de informar e ao mesmo tempo fornecer uma sólida formação, verificou o perfil de Caballol, a fim de compreender se o que se credita a ela é real ou apenas mais uma notícia mentirosa. O resultado dessa verificação você acompanha a seguir:

Por que Silvia é tida como autora de contos satânicos?

Como escritora, ela aventurou-se pelo mundo do erotismo publicando o livro “Amnesia Trylogi” e em seguida, partiu para o mundo do satanismo, quando escreveu e publicou Hell in Gabriel’s Lust (Em tradução livre: Inferno na Luxúria de Gabriel). O livro é difícil de encontrar, mas a própria autora o descreve na sinopse:

“O leitor será transportado pelo mundo da prisão, psicopatia, seitas, sadismo, loucura, luxúria e, aos poucos, conforme a história avança, também para a irrealidade da imortalidade e a luta crua entre o bem e o mal, entre Deus e Satanás e entre anjos e demônios” [2]

Como o antigo Bispo conheceu e se apaixonou por Silvia?

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Xavier Novell era o exorcista oficial da Diocese de Solsona, Catalunha, desde 2015. Assumiu esse encargo pela ausência dessa figura em sua Diocese e a dificuldade para encontrar um sacerdote com o perfil necessário. O tema despertou nele uma curiosidade especial.

Apesar de iniciar com casos menos complexos, os quais exigiam apenas água benta e orações de libertação, logo assumiu graves possessões que necessitavam de exorcismo maior. Conheceu Sílvia Caballol durante seu trabalho pastoral de exorcista, haja vista que ela é uma especialista em satanismo. Caballol foi professora de ioga e é especialista em técnicas de relaxamento. É divorciada e tem dois filhos.

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Afinal, o bispo causou escândalo?

Há que se considerar que o antigo bispo foi prudente quando decidiu reunir-se com o Santo Padre, a fim de discernir sua situação e tomar uma decisão sobre o futuro do seu ministério episcopal. Foram algumas viagens à Roma com esse propósito. Também não foi revelada a causa de seu pedido de renúncia até pouco tempo atrás, com o objetivo de evitar qualquer tipo de escândalo. Nas palavras do próprio Xavier, ele queria “fazer as coisas da forma correta”.

Contudo, devemos sempre ter em mente que a situação não é comum na Igreja e que vindo de um alto prelado pelos motivos revelados, realmente causa um certo espanto. De nossa parte, enquanto católicos, não devemos nos escandalizar. Pior teria sido se o antigo bispo tivesse mantido sua atividade episcopal com o relacionamento amoroso. Além disso, também é muito estranho que um ministro ordenado que tenha feito exorcismos se deixe levar por certas concupiscências.

Torne-se nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Os exorcismos de possessos dão uma certa dimensão do mundo espiritual, sobretudo o diabólico. Esse último ponto, por sinal, levou alguns clérigos espanhóis a sugerir que Xavier deveria ser submetido a exorcismos, pois poderia estar infestado pelo demônio. Fato é que mesmo que exista essa possibilidade, não há que se falar em exorcismo sem sinais concretos e o consentimento do possesso. Xavier tomou sua decisão e é preciso respeitá-la. Sigamos firmes frequentando os sacramentos e lutando para viver a fé todos os dias.

Referências
[1] Código de Direito Canônico, Cân. 401, § 2.
[2] Sinopse de Hell in Gabriel’s Lust.

plugins premium WordPress