Homenagem aos 2 anos de morte do Padre Amorth

Roma, 16 de setembro de 2018. Santuário de Maria Rainha dos Apóstolos.

Homilia do Padre Francesco Bamonte, presidente da Associação Internacional dos Exorcistas, na Santa Missa em sufrágio pela alma do Padre Gabriele Amorth, no segundo ano aniversário da sua partida.

24 º domingo do tempo comum – ano B

Is 50,5-9a; Sal 114; Gc 2: 14-18; Mc 8: 27-35

Agradeço os religiosos da Sociedade de São Paulo, e em particular o Vigário Provincial, Padre Carlo Cibien, que preside esta Santa Missa, por me convidar para pronunciar a homilia nesta liturgia eucarística em sufrágio pela alma do Padre Gabriele Amorth, no segundo aniversário da seu retorno à casa do Pai.

A Homilia inclui dois momentos de reflexão: o primeiro é um comentário sobre a Palavra de Deus no domingo; a segunda é uma consideração da missão particular que Padre Gabriele Amorth recebeu de Deus: relançar o ministério do exorcismo na Igreja contemporânea.

Então, vamos começar com uma reflexão sobre as leituras bíblicas de hoje. O povo judeu no tempo de Jesus, à espera de um Messias político, um líder, um homem de ação, que teria que resolver o destino político do povo de Israel, vencendo com manifestações extraordinárias de poder e de sucesso sobre os inimigos de Israel , que naquele exato momento da história era romana. 

A figura do Messias apresentada pela tradição profética, no entanto, não foi a que Israel estava esperando, mas a do Servo Sofredor, ou seja, que inocente seria humilhado, submetido a insultos, cuspido, açoitado e finalmente condenado a uma morte vergonhosa na cruz, mas então, entretanto, ele se levantaria novamente. Esta figura do Messias, que também havia sido descrita anteriormente pelo profeta Isaías, foi a coisa mais distante e escandalosa que poderia ser proposta à mentalidade e às expectativas dos judeus. Portanto, quando Jesus aplicou a si mesmo, abertamente, aquela figura do Messias, Pedro levou Jesus de lado e, como lemos em outro texto do Evangelho, Mateus Cap. 16: 22, disse-lhe: “Que Deus não permita isso, Senhor! Isso não te acontecerá!” O próprio Pedro, que se transformou com a graça e a luz divina e já havia reconhecido que Jesus era o Messias, em um momento posterior, conformado com a mentalidade do mundo, pensando como o mundo pensava, isto é, que se deve alcançar a glória sem primeiro percorrer os caminhos pouco frequentados de humilhação, diz a Jesus que todas essas coisas não aconteceriam com ele. Ouvimos as duras palavras com as quais Jesus imediatamente se dirigiu a Pedro: “Afasta-te, Satanás”; palavras duras porque Pedro, mesmo que inconscientemente, havia de alguma forma imitado o que Satanás, o inimigo do bem e amante do mal, trabalha entre os homens. Em hebraico, Satanás significa “aquele que se coloca de lado”. Ele, de fato, é precisamente um obstáculo: Obstáculo entre os homens e Deus. E Pedro havia se colocado transversalmente entre Jesus e a missão que o Pai havia confiado a Jesus. Ouvimos Jesus dizer a Pedro também: “teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” Pedro precisava chegar à escola de Jesus, seguir a Jesus e não impedir Jesus, ele precisava aprender a pensar e agir de acordo com Deus e não de acordo com os homens. 

Depois da ressurreição de Jesus e do derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, sabemos que Pedro mudou sua mentalidade e seguiu Jesus, como Jesus desejava segui-lo, e como ele quer que o sigamos também. Portanto, não podemos ignorar a oração que pouco antes de sua Paixão Jesus elevou ao Pai para os discípulos e para todos os crentes que o seguiriam, e continuarão a segui-lo, até o fim dos tempos, até a Parusia:  “Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo.”Jo 17.14) . E Paulo nos exorta, como ele exortou os cristãos da primeira comunidade em Roma: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” ( Rom 12.2).

Infelizmente, muitos cristãos hoje dizem que acreditam em Jesus e continuam a seguir o mundo. Pedimos ao Espírito Santo que nos desintoxique, nos purifique da mentalidade do mundo. Nós imploramos ao Espírito Santo, para que, além de acreditar que Jesus é o Verbo de Deus feito carne, o Filho do Pai, feito homem, também nos ajude a seguir Jesus, pensando como ele pensa, como ele opera e trabalhar, amando como Ele ama. Então a sua vida será verdadeiramente a nossa vida, a sua luz a nossa luz, a sua felicidade a nossa felicidade, a sua força a nossa força; e não teremos medo de enfrentar o sofrimento e a morte, porque eles não nos assustarão mais.

Nós celebramos esta Santa Missa em sufrágio pela alma do Padre Gabriele Amorth, o segundo aniversário da sua passagem deste mundo para a vida eterna em Deus, e como eu mencionei no início do sermão, quero enfatizar o zelo com que Padre Gabriel dedicou-se para revitalizar o Ministério do Exorcismo na Igreja. Dando uma visão geral de sua vida, enfatiza-se que esta, de fato, foi a missão que Deus lhe confiou e que Padre Gabriele cumpriu humildemente.

O jovem Gabriele Amorth, depois do encontro com Padre Alberione e do percurso formativo da Sociedade de São Paulo, foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1954, aos vinte e nove anos. Ele tinha um caráter forte que, combinado com uma profunda comunhão com Deus, permitiria a ele, cerca de 40 anos depois, realizar um intenso trabalho de revitalização e reavaliação da pastoral do Exorcismo na Igreja Católica em um contexto social histórico em que alguns pseudo-teólogos questionaram fortemente a verdade da fé que é a existência de demônios e sua atividade ordinária e extraordinária entre os homens.

Padre Gabriele já havia ocupado outras posições. Depois especializou-se em direito canônico – por que já era formado em Direito Civil – e foi, então, animador espiritual manifestando qualidades notáveis ​​nesta tarefa. Posteriormente, de 1959 a 1976, ele cuidou do Instituto “Maria Santissima Annunziata”, na época de sua animada fundação, e também do Instituto São Gabriel Arcanjo (o chamado Gabrielini), para fiéis consagrados a Deus através do celibato. Ele estava no comando dos Cooperadores Paulinos de 1978 a 1980. Ele então assumiu a direção da Revista Mensal Mãe de Deus, como um experiente Mariologista que era. Apaixonado pela Madonna e por uma caneta astuta, conduziu o jornal muito bem durante oito anos, escrevendo muitos artigos. Ele também foi membro da “Pontifícia Academia Mariana Internacional”. Ele publicou um livro sobre a Madonna intitulado: “O Evangelho de Maria”.

Mas foi o seu ministério de exorcista que o tornou famoso em todo o mundo. Recordemos que o ensino jurídico civil e canônico de Padre Gabriele é muito importante, pois nos ajuda a entender como suas posições e suas batalhas foram realizadas sempre em uma concepção correta de Teologia Canônica, Eclesial e Pastoral. O Exorcistado foi-lhe conferido por licença escrita e indefinidamente, pelo cardeal Ugo Poletti, vigário do Papa João Paulo II para a diocese de Roma. O Cardeal Poletti foi particularmente sensível ao sofrimento dos fiéis perturbados pelo demônio, sabendo do precário estado de saúde do então exorcista oficial da diocese de Roma e hoje Servo de Deus Padre Candido Amantini – da Congregação dos Passionistas –  que desempenhou o ministério no santuário da “Escada Santa”, em frente à Basílica de São João de Latrão, pensou em apoiá-lo com um jovem sacerdote que poderia ajudá-lo. Um dia, o cardeal recebeu sem prévio aviso Padre Gabriele que queria oferecer-lhe uma simples saudação e ter uma conversa com ele. Eles eram amigos e Padre Gabriele sabia que podia realizar visitas inesperadas ao cardeal. Era quarta-feira, 11 de junho de 1986, e durante aquela simples conversa “Não me lembro como” – disse Padre Gabriele – a conversa escorregou no padre Cândido”. O cardeal perguntou-lhe se o conhecia e, quando Padre Gabriele disse que sim, imediatamente aproveitou a oportunidade para dar à nova diocese de Roma um novo exorcista. 

Padre Gabriele em seus escritos e entrevistas, muitas vezes contava o episódio da sua inesperada nomeação para exorcista e da sua consequente inexperiência total , que acabou descobrindo ser a mesma de todos aqueles que são nomeados Exorcistas. Esta falta de formação experiencial é o ponto central para que Padre Gabriele tivesse o cuidado de iniciar a construção de um curso de formação de exorcistas, que começou em 1991, com um grupo simples de doze exorcistas italianos, que culminaria em 1994 na fundação, juntamente com o padre René Chenessau (1924-2010), o falecido Exorcista Francês da Diocese de Pontoise, da Associação Internacional dos Exorcistas (AIE). Ele começou para os exorcistas que desejavam um curso de formação teológica e experimental, cujo objetivo era apenas um conhecimento correto das práticas do exorcismo e a partilha de experiências e conhecimentos deste ministério, a fim de ajudar as pessoas atingidas pelo maligno. A fundação da AIE, afinal, representa a resposta à advertência do beato Paulo VI que, em 15 de novembro de 1972, na alocução Livrai-nos do Mal, recordou a necessidade de restabelecer a demonologia. Antes da fundação do AIE, Padre Gabriele, apenas para compensar a falta formativa do Exorcistato, publicou o livro Um exorcista conta-nos, em que ele compartilhou sua experiência teológico-pastoral. Este trabalho marcou os alicerces da moderna reflexão demonológica e chegou a vinte e duas edições e a tradução para vinte idiomas, sendo assim um verdadeiro sucesso internacional. Tornou-se, de fato, o texto básico para o conhecimento do Ministério do Exorcismo em nosso tempo e, além de todos os seus outros livros e do programa de televisão e rádio, numerosas entrevistas contribuíram para o desenvolvimento intensivo do exorcismo em três aspectos: pastoral, teológico e eclesial.

Não se pode compreender a tenacidade que Padre Gabriel tinha em levar esta tarefa para frente, sem considerar primeiro uma graça particular que lhe foi concedida por Deus para promover a valorização do Ministério do exorcismo na Igreja Católica com seu temperamento forte de caráter, e, finalmente, seu desejo de evangelizar com os meios de comunicação social, expressão de seu carisma como presbítero paulino. Padre Gabriel reapresenta no nível teológico-pastoral, através de uma linguagem que é simples e acessível a todos, a doutrina católica sobre a existência de Satanás e dos demônios como os anjos caídos (doutrina que faz parte da Teologia Dogmática).

A nível pastoral, Dom Gabriel mostrou através de uma obra catequética correta e profunda que ele experimentou: um sofrimento inaudito de pessoas sujeitas à ação extraordinária do diabo, um sofrimento totalmente desconhecido da pastoral ordinária da Igreja. E será a atenção especial de Padre Gabriele para com este sofrimento que levará a Conferência Episcopal Italiana (CEI) a reconhecer nas Premissas Gerais do Ritual de Exorcismos, nossos irmãos e irmãs atribulados pelo maligno, como “os mais pobres dos pobres”, membros que a comunidade cristã deve amar com um amor preferencial, precisando de ajuda, de compreensão e consolação, precisamente porque estão em poder do maligno (Rito de Exorcismos, Apresentação do CEI, parágrafo 16).

Finalmente, no nível eclesial, a contribuição de Padre Gabriele se manifesta no reconhecimento jurídico e na aprovação do Estatuto da AIE pela Santa Sé, em 13 de junho de 2014, um verdadeiro ponto de virada na história da Igreja em relação ao exorcismo.

A Padre Gabriele os nossos agradecimentos pela tenacidade com que ele colocou diante dos olhos de todo o sofrimento do exorcizado e, ao mesmo tempo, recordou com vigor, na esteira do ensinamento dos santos, que o amor a Deus se manifesta no amor pelo último, e se hoje os fiéis com distúrbios espirituais particulares são reconhecidos não só pela Conferência Episcopal Italiana, mas por muitos outros bispos em todo o mundo como “os mais pobres dos pobres”, devemos também à sua sincera, grande e apaixonada contribuição teológico-pastoral-eclesial que ele deu ao Ministério do Exorcista.

Confiamos, pois, mais uma vez a alma de Padre Gabriele a Nossa Senhora, a quem ele sempre rezou com amor ardente e a quem se consagrou com grande entusiasmo, e pedimos ao Senhor que o recompense por todo o bem que fez, especialmente pela extraordinária caridade que ele sempre manifestou para com aqueles que sofrem por causa de uma ação particular do maligno.

plugins premium WordPress