Como escolher São Miguel Arcanjo meu anjo protetor?

Dentro dos 9 coros angélicos, em um deles, existe um anjo que foi encarregado por Deus para liderar o Seu exército celestial contra a rebelião iniciada por Lúcifer. Conta-nos a palavra de Deus:

Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. Cf. Ap 12, 7-9.

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

 

São Miguel é um Arcanjo. Pela função do seu coro celeste, acredita-se que deva estar entre os coros mais elevados e próximos a Deus, pois a mesma sagrada escritura nos ensina que os Arcanjos são “conhecedores dos mais profundos mistérios” do Deus todo poderoso:

“Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória de Senhor”. Cf. Tb 12, 15.

Para corroborar essa afirmação, não podemos nos esquecer que outro Arcanjo, chamado Gabriel, aparece nas sagradas escrituras executando ordens do Senhor em dois trechos do evangelho de Lucas:

“Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disso? Pois sou velho e minha mulher é de idade avançada”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova. Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”. Cf. Lc 1, 18-20

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

 

Também o mesmo Arcanjo anunciou à Virgem Santíssima que ela foi escolhida para ser a mãe de Deus:

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria seme­lhante saudação. O anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Cf. Lc 1, 26-33.

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

 

Como vimos, as sagradas escrituras nos dão algumas informações importantes sobre os Arcanjos: existem 7 anjos que estão diante de Deus e têm acesso à Sua glória. Depois, esses anjos, por terem conhecimento dos mistérios de Deus, são enviados por Ele ao longo da história sempre que há necessidade de comunicar sua santa vontade para a humanidade.

As missões de São Miguel Arcanjo

Popularizou-se ao redor do mundo a jaculatória: “Quem como Deus? Ninguém como Deus!”
A fonte dessa pequena oração encontra-se no próprio nome do Arcanjo, citado cinco vezes na bíblia e que significa Mi-ka-el (Quem como Deus).

Além disso, São Miguel tornou-se muito popular pela imagem de guerreiro, com a espada desembainhada em uma das mãos, pisando na cabeça de Satanás.

 

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

 

A primeira missão do Arcanjo de que temos notícia foi, de fato, a liderança do exército celestial contra a revolta dos anjos. Vimos que ele venceu e não houve lugar para os derrotados no céu, provavelmente sendo o próprio Miguel quem os expulsou de lá. Daí a função especial de afugentar os demônios quando invocado durante os Exorcismos, realizados por um sacerdote.

Ao longo da história da humanidade, há outros relatos maravilhosos da intervenção do Arcanjo, por ordem divina, junto ao mundo.

Um deles é o da aparição junto a um monte, para um pastor chamado Gargano. Conta-nos a história que no século V, um dos seus animais fugiu do rebanho, indo parar na entrada de uma gruta, em cima de um Monte. Por ser um animal muito arisco, o pastor decidiu abatê-la para consumo, mas ao atirar-lhe uma flecha, esta parou no ar, voltando-se violentamente contra o pastor, ferindo-o. Aqueles que presenciaram a cena ficaram espantados tendo todos ido procurar o bispo do local, para contar-lhe o ocorrido. O prelado não sabia a que atribuir o fenômeno e ordenou três dias de jejum na diocese, a fim de saber de Deus do que se tratava. Ao final do terceiro dia, a revelação aconteceu de modo maravilhoso: o próprio São Miguel Arcanjo apareceu ao bispo e lhe explicou que o prodígio da montanha foi operado por ele e que a gruta estava sob sua proteção. Ali, conforme desejo do Arcanjo, deveria ser prestado culto ao ele bem como a todos os coros celestiais. O bispo imediatamente deu a conhecer a todo o povo a aparição de São Miguel e marcharam rumo ao local para celebrar o culto pedido por ele. Lá, ficaram surpresos, pois a gruta era imensa, esculpida na rocha e acomodava um grande número de pessoas.

Com o passar do tempos, ali foi erguido um imenso Santuário para cultuar São Miguel Arcanjo e o coros dos anjos celestiais. O Monte passou a chamar-se Gargano, mesmo nome do pastor de animais que testemunhou o prodígio do Arcanjo.

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

O Santuário em honra a São Miguel Arcanjo, no monte Gargano, foi visitado por São João Paulo II, em 1987. Ali, o Santo Papa fez uma célebre catequese, reafirmando a existência do demônio e do mal e a importância da proteção de São Miguel Arcanjo.

Como escolher São Miguel como meu anjo protetor especial?

O Arcanjo Miguel, como já vimos, é um grande intercessor contra os ataques do mal. Você quer escolhê-lo como seu protetor especial?

Para isso, é necessário fazer a oração abaixo e não esquecer de honrar o Arcanjo com especial devoção, além de fugir do pecado e procurar agradar a Deus dentro das nossas limitações. E não esquecer-se honrar o Arcanjo na sua festa, todo dia 29 de setembro.

Oração para escolher São Miguel Arcanjo como protetor especial

São Miguel, Arcanjo, Guardião da Igreja, eu (DIGA SEU NOME) apresento-me perante vós e, confiando na vossa bondade perante todos os anjos do céu, escolho-vos hoje para meu protetor e meu particular advogado e proponho honrar-vos fielmente. Assisti-me durante toda minha vida a fim de que jamais ofenda ao Senhor Deus, em obras, em palavras, em pensamentos e em omissões. Defendei-nos contra as tentações do maligno e alcançai-me uma morte serena e a pátria eterna.

Amém.

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

plugins premium WordPress