A Netflix disponibilizou há algum tempo o documentário baseado no livro de mesmo nome Hostage to the evil (Reféns do demônio). O documentário é baseado no livro lançado em 1976 e que no Brasil foi publicado pela Editora Eclesiae.
Em suas 532 páginas, o livro narra a experiência do Padre Malachi Martin como exorcista, contando cinco casos reais de possessão diabólica, além de disponibilizar a sua tradução do latim para o ritual romano do exorcismo de 1614.
Clique e torne-se nosso assinante, contribuindo com o nosso trabalho!
No documentário apresentado para os assinantes da Netflix, vemos testemunhos da atuação do Padre Martin, um pouco de sua história como teólogo pré-Concílio Vaticano II e como se deu a sua conturbada partida dos Jesuítas italianos para viver nos Estados Unidos. Lá, ele tornou-se conhecido por suas entrevistas em programas de rádio e suas publicações sobre exorcismo e possessão.
É possível ver, também, testemunhos de seus auxiliares durante os Exorcismos, imagens reais de possessos sendo submetidos às orações e o caso mais emblemático: a menina de 4 anos que estava possuída e falava latim fluentemente.
Clique e torne-se nosso assinante, contribuindo com o nosso trabalho!
Durante as cenas do filme, é possível ver por diversas vezes Lorraine e Ed Warren, os demonólogos mundialmente conhecidos, assistindo as intervenções do Padre Martin. Por ser polêmico, enfrentou a ira de muitos inimigos e alguns são retratados no documentário, afirmando ser o padre um charlatão que usava da fé das pessoas para ganhar dinheiro. Acreditamos nos testemunhos ali apresentados e nas cenas de possessos, bem como os testemunhos dos auxiliares baseados em nossa experiência prática.
O documentário oferece um olhar muito preciso sobre os fenômenos que são possíveis de acontecer durante um caso genuíno de possessão, explica os sinais e narra testemunhos. Sempre corroborados por entrevistas ou pregações do Padre Martin. Seus auxiliares, quando falam, testemunham a seriedade com que ele desempenhava seu ministério e os frutos que deixou em suas vidas com uma forte e autêntica amizade cristã.
Clique e torne-se nosso assinante, contribuindo com o nosso trabalho!
Durante suas entrevistas e pregações, era possível ver a convicção com que falava da fé em Deus e não são poucos os testemunho das pessoas que conviveram com ele sobre como era agradável ouví-lo falar de Deus. É muito interessante a abordagem que faz sobre como acontece um exorcismo, os envolvidos e como os fenômenos podem afetar o ambiente, a temperatura, os objetos e até o exorcista envolvido.
Conhecendo o Padre Malachi Martin
Padre Martin Brenda Martin nasceu na Irlanda e foi ordenado sacerdote pelos jesuítas. Era Professor de Paleontologia no Pontifício Instituto Bíblico do Vaticano. Durante os preparativos do Concílio Vaticano II, foi assessor teológico do Cardeal Agostinho Bea.
Pediu dispensa ao Papa Paulo VI do voto de obediência e pobreza e foi viver nos Estados Unidos. Há muitas contestações da possibilidade do Papa ter concedido a Martin tal dispensa, sendo sustentado por muitos que se a dispensa ocorreu foi do estado clerical, deixando Martin de ser sacerdote para voltar ao estado laico.
Escreveu vários livros, alguns deles criticando diretamente o modernismo implantado na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, pois ficara desilidido com os novos rumos que ela tomou.
Clique e torne-se nosso assinante, contribuindo com o nosso trabalho!