Há algum tempo, publicamos o dramático caso de possessão de Teresa, onde após 18 meses de Exorcismos regulares ela encontrou a libertação da possessão.
O relato impressionante foi acompanhado de testemunhos das orações pela ex-possuída e da batalha que se travou. Em um desses relatos, Teresa conta-nos que foi ajudada por um Beato que nunca nem tinha ouvido falar e nem sabia que existia: Jerzy Popiełuszko. Acompanhado de São João Paulo II – conforme relatado por ela -, ele veio ajudá-la na dura batalha que travava contra o mal.
A intercessão dos santos é frequentemente solicitada pelos sacerdotes Exorcistas quando estão exorcizando os possuídos, inclusive com indicações no Ritual Romano para serem realizadas. Por exemplo, o ritual prevê que se faça a invocação dos santos através da Ladainha.
Mas afinal de contas, quem é o Beato Jerzy Popiełuszko?
O Padre Jerzy Popiełuszko foi um sacerdote martirizado polonês que em 19 de outubro de 1984 foi capturado pelos comunistas e espancado até a morte. Seus crimes foram incentivar de maneira pacífica a resistência ao comunismo através de um programa na Rádio Free Europe e trabalhar como capelão dos trabalhadores do movimento Solidariedade e do sindicato, conhecidos por sua forte oposição ao comunismo. É muito importante aqui explicarmos que na Polônia dessa época acontecia o contrário do que acontece no Brasil nos tempos de hoje: aqui, os sindicatos são unificados com o comunismo, muitos deles tendo forte atuação partidária. Na Polônia não era assim, eles eram opostos ao comunismo e aos partidos políticos.
Em Varsóvia, Polônia, há um museu em sua homenagem, a fim de relembrar a sua trajetória de luta e resistência contra o comunismo no país.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o Beato
“Viver na Verdade é o mínimo básico da dignidade humana, mesmo que o preço para defender a Verdade possa ser caro. Você precisa sempre permanecer fiel à verdade. A verdade nunca pode ser traída. ”
Padre Jerzy Popieluszko
A história do Padre Jerzy é muito marcante por causa de sua luta em favor da fé e da liberdade dos cristãos contra o comunismo. É possível acompanharmos um pouco da sua trajetória no documentário Um mártir que lutou contra o comunismo(em inglês) onde vamos ouvir os relatos emocionados dos seus irmãos – ainda vivos – a respeito de sua vida e testemunho.
Durante o período de lei marcial na Polônia, quando as autoridades restringiram duramente a vida cotidiana dos poloneses, a Igreja Católica foi a única a voz permitida podendo, inclusive, proferir sermões ao público aberto – através de programas de rádio – para alertar e orientar as pessoas contra os perigos do comunismo.
Através dessa porta aberta foi que o Padre Jerzy se insurgia contra o sistema, intercalando sermões espirituais com críticas ferrenhas ao governo comunista. Essa forte oposição não foi vista com bons olhos pelos ditadores comunistas e em 13 de outubro de 1984 estes tentaram encenar um acidente de carro para assassinar o sacerdote. A tentativa não prosperou e em 19 de outubro de 1984 ele foi levado por três oficiais da polícia secreta polonesa, torturado e jogado no Rio Vístula ainda com vida dentro de um saco com pedras para evitar que seu corpo submergisse.
O processo de beatificação
Em 1997, a Diocese de Varsóvia abriu oficialmente o seu processo de beatificação. Após pouco mais de 11 anos, em 2008, foi considerado Servo de Deus e em 2009 a Sagrada Congregação para as Causas dos Santos anunciou que o Papa Bento XVI aprovara sua Beatificação. Ele foi declarado Beato em 06 de junho de 2010, em cerimônia celebrada na Plaza Pilsudski em Varsóvia, na presença de sua mãe – Marianna Popiełuszka – que acabara de completar 100 anos.
O prefeito da Sagrada Congregação para as Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, foi quem presidiu a celebração. Sobre o Beato, em sua homilia, disse:
“Padre Jerzy era simplesmente um leal sacerdote católico, que defendia a sua dignidade de ministro de Cristo e da Igreja e a liberdade de todos aqueles que, como ele, eram oprimidos e humilhados”.
Com autêntico mártir da fé cristã, Dom Amato ainda registrou:
“o inerme sacerdote foi espionado, perseguido, capturado, torturado e jogado na água, ainda agonizante. Foi encontrado somente dez dias depois.”
Foto original do velório do Beato Jerzy Popiełuszko. Na foto é possível ver a tamanha brutalidade com que foi assassinado por levar a mensagem de Deus às pessoas.
Em uma vigília na semana anterior à sua morte, numa Igreja ao norte da Polônia cerca de 250 km distante de Varsóvia, disse:
“Rezemos para que sejamos libertados do medo e da intimidação, mas acima de tudo para que sejamos libertados do desejo de violência e de vingança”
Beato Jerzy Popiełuszko, rogai por nós!