Exorcista afirma: “Só Deus pode nos salvar do diabo e o Papa disse isso”

Entrevista concedida pelo Exorcista oficial de Bolonha, Padre François-Marie Dermine, dominicano e Presidente do Grupo de Informação Sócio-Religiosa
Fonte: “A bússola cotidiana”
Tradução livre do Italiano

“A negação da existência do demônio é prejudicial ao homem. E de fato Jesus o exorcizou, pois quem não crê no diabo não crê em Jesus. Se não nos entregamos ao Senhor, tornamo-nos ‘presas’ fáceis do diabo, muitas vezes sem o nosso conhecimento, cometendo o erro do racionalismo que exclui o sobrenatural a priori.”

Um dos temas recorrentes nos discursos do Papa Francisco está ligado à existência do demônio, “o Pai da mentira”. O Papa começou a falar do diabo já na sua primeira homilia e nos seus discursos muitas vezes faz referências a Satanás. Infelizmente, este aspecto do ensinamento do Santo Padre é quase completamente esquecido pela mídia, não apenas secular, mas também católica.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Para analisar alguns dos pronunciamentos de Francisco sobre o demônio, “A bússola” entrevistou o Padre François-Marie Dermine, sacerdote dominicano, exorcista e presidente do GRIS (Grupo de Pesquisa e Informação Sócio-Religiosa).

Em 14 de março de 2013, um dia após sua eleição, durante a Santa Missa com os cardeais, Francisco proferiu frases muito significativas: “Quando não se confessa Jesus Cristo, lembro-me da frase de Léon Bloy:“ Quem não reza ao Senhor, reza ao diabo ”. Quando Jesus Cristo não é confessado, o mundanismo do diabo é confessado, o mundanismo do demônio». O Papa, já na primeira homilia de seu pontificado, deixou claro que todo homem tem diante de si esta escolha radical: Deus ou o diabo. Por que, se não somos do Senhor, nos tornamos “presas” do diabo?
Isso é absolutamente verdade porque esquecemos que o diabo é um ser muito superior a nós do ponto de vista da força e da inteligência. Então ele é capaz de nos dominar ou pelo menos nos confundir, nos instigar ao mal. Basta lembrar a astúcia com que ele se moveu para com nossos ancestrais. É por isso que não podemos nos defender de tal ser superior, se não temos o Senhor por trás de nós, infinitamente superior ao diabo que permanece apenas uma criatura. Só Deus pode nos salvar desse ser poderoso. Se não nos confiarmos ao Senhor, tornamo-nos “presas” fáceis do diabo, muitas vezes sem o nosso conhecimento. Acreditamos, principalmente quando somos pecadores, que somos livres para tomar nossas decisões livremente, mas muitas vezes somos manipulados pelo diabo.

Na exortação apostólica Gaudete et exsultate , o Papa centrou várias passagens no diabo, dizendo entre outras coisas que a vida cristã não é apenas ” uma luta contra o mundo e a mentalidade mundana, que nos engana, nos deixa pasmos e nos torna medíocres ( …) », Mas« é também uma luta constante contra o diabo, que é o príncipe do mal »(159). Como podemos interpretar essas palavras?
Lutamos contra nossas fraquezas e fragilidades todos os dias. Mas, em última análise, não podemos superar nossas más inclinações com nossa força, em primeiro lugar porque nossa natureza está ferida (não corrompida) pelo pecado original e suas consequências. É por isso que não temos mais a capacidade de reagir à vontade: não basta querer poder. E o diabo tenta exasperar nossas fragilidades e más inclinações. Por isso, não devemos pensar que podemos simplesmente vencer com nosso empenho moral, a menos que haja em nós a graça de Deus.A vida cristã não é tanto uma vida moralmente perfeita, mas um mistério de salvação.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

O Padre Amorth costumava me dizer todas as vezes que o maior engano do diabo é fazer as pessoas acreditarem que ele não existe. Explica também o Papa: «Não admitiremos a existência do demônio se persistirmos em olhar a vida apenas com critérios empíricos e sem uma perspectiva sobrenatural. Precisamente a convicção de que esse poder do mal está entre nós é o que nos permite entender por que às vezes o mal tem tanta força destrutiva ”(GE, 160). Por que tantos cristãos não acreditam na existência do diabo e quais são as consequências desse fato?
Já no século XIX, Charles Baudelaire dizia que “o pior engano do diabo é nos persuadir de que ele não existe”. As pessoas não acreditam na existência do demônio porque vivemos em um mundo onde há o primado das ciências empíricas, como escreve o Papa, onde nos baseamos no que é visível e mensurável. Essa forma deletéria de racionalismo reduz a realidade à esfera do visível e do experienciável. Em vez disso, o mundo invisível é muito mais consistente do que o que conhecemos. Essa limitação ao mundo empírico reduz e empobrece nossa visão, encerrando-nos em nosso antropocentrismo. E, mais uma vez, nossa fé se torna uma moralidade ao invés de um mistério de salvação.

A negação da existência do diabo é prejudicial ao homem. Se o diabo não existe, Jesus tinha o dever de nos dizer e tomar o partido de seus contemporâneos, os saduceus, que negavam a existência de demônios. Mas Jesus não só não negou a existência do diabo, mas fez mais: o exorcizou. Quem não acredita no diabo, então, não acredita em Jesus.A existência de seres espirituais é uma verdade de fé. E quem não aceita esta verdade de fé é herege. Porque o herege não é alguém que não acredita, mas escolhe os artigos de fé de que gosta e rejeita os outros. Lemos na Primeira Carta de João e na Carta aos Hebreus que Jesus Cristo veio ao mundo para destruir as obras do diabo. Agora, se há suas obras, também há ele, o demônio.

Poderia interpretar as palavras do Papa: “Ele (o demônio) não precisa nos possuir. Ele nos envenena com ódio, com tristeza, com inveja, com vícios. E assim, enquanto reduzimos nossas defesas, ele se aproveita delas para destruir nossas vidas, nossas famílias e nossas comunidades ”?
Tornamo-nos escravos sem nosso conhecimento. As pessoas que vivem no vício e no pecado sem tentar lutar contra ele acreditam que são livres, mas na verdade estão sujeitas ao demônio. Eu também sou um pecador, mas tento lutar contra o pecado, procuro a ajuda de Jesus. O maior problema da humanidade não é a pandemia, mas o pecado e aquele que tenta nos arrastar para o pecado. O demônio destrói nossas vidas nos separando de Deus e entre nós: estamos divididos no mundo, nas comunidades, nas famílias, até mesmo na Igreja e nas paróquias.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Na homilia da missa celebrada pela Gendarmeria Vaticana, Francisco falou de três “armadilhas” típicas com que o demônio tenta o homem: a posse de bens que corrompe, a vaidade, o poder que acende o orgulho. Você concorda com esta análise do Papa?
O dinheiro já permite que você faça tudo e se sinta deus na terra, sem ter que responder a ninguém. Mas ainda mais do que dinheiro, as pessoas são atraídas pelo poder que lhes permite dominar os outros à vontade, ser autossuficientes, ou seja, não precisar de nada nem de ninguém. Até o diabo se rebelou contra Deus, ele se afastou de Deus e, afastando-se de Deus, ele se encontrou em seu inferno de solidão e maldade.

Por que você acha que a mídia quase nunca menciona o Papa quando ele fala sobre o diabo?
No mundo, tenta-se reduzir o cristianismo a um vago humanismo ou moralismo social e, conseqüentemente, reduzir a Igreja a uma associação humanitária. Falar do diabo significa falar do ser superior do qual só podemos nos salvar confiando no Senhor. Novamente, falar do diabo significa falar da necessidade de ser salvo.

Você é um dos professores do curso para exorcistas realizado na Pontifícia Universidade Regina Apostolorum de Roma, em colaboração com o GRIS. Por que a Igreja precisa de tantos exorcistas bem treinados?
O Papa vê a necessidade de preparar exorcistas em todas as dioceses. Não sei se todos os bispos têm a mesma consciência, levando em consideração que nem todos os bispos consideram apropriado nomear exorcistas diocesanos. É necessário porque são tantos os pedidos de quem pede a libertação e poucos os padres capazes de satisfazer os pedidos. Na preparação dos seminários não há quase nada sobre o ministério de bênçãos, tanto de libertação quanto exorcístico, muito pouco se fala sobre o demônio: essa é uma grande lacuna a ser preenchida. Muitas vezes, um jovem sacerdote que se encontra diante de quem pede uma determinada bênção ou simplesmente uma libertação não sabe o que fazer porque não está preparado. É uma grande pena, porque em muitos casos é uma oportunidade pastoral única para trazer de volta para a Igreja tantas pessoas que se afastaram. Muitos padres vêem as pessoas que os procuram como casos patológicos. Em vez disso, devo dizer que na sua maioria são pessoas desesperadas, que procuram uma explicação ou uma solução para os seus graves problemas: portanto, precisam de ser acolhidas e acompanhadas, de serem abençoadas ou mesmo ajudadas com orações exorcísticas. Tudo isso exige um preparo que geralmente falta e nosso curso pretende responder a essa necessidade.

Padre François-Marie Dermine é o autor de vários livros, dentre eles estudos sobre a mediunidade e os carismas autênticos do Espírito Santo.

plugins premium WordPress