Qual a expectativa dos Exorcistas do Brasil sobre as diretrizes para o Exorcismo em Português?

No último dia 20 de maio, a Sagrada Congregação para o Clero aprovou a tradução para o Português das Novas Diretrizes para o Ministério do Exorcismo.

O acontecimento é de grande relevância para o Exorcismo em nossa Igreja particular do Brasil, pois trará importantes orientações atualizadas e elaboradas pela Associação Internacional dos Exorcistas para o exercício desse delicado Ministério.

Seja nosso assinante e ajude a manter o Portal no ar!

Consultamos Sacerdotes Exorcistas que desempenham o ministério com autorização oficial dos seus Bispos em nosso país à respeito do que pensam da publicação das Diretrizes, dessa vez em nosso idioma, o Português.

Para o Padre Décio Santos, a providência de Deus mais uma vez se manifesta com esse importante acontecimento para os países de língua portuguesa:

“O ministério dos exorcismos se fundamenta na ação do próprio Senhor Jesus contra o demônio registrada várias vezes nos Evangelhos. Portanto, a Santa Igreja assume tal ação, instrui e direciona seus ministros exorcistas para que, com prudência, sabedoria e misericórdia, exerçam o seu ministério. Considerando isso, vejo a chegada dessas Diretrizes como uma graça da Providência de Deus.”
Padre Décio Santos, Exorcista Oficial da Diocese de Taubaté, SP

Seja nosso assinante e ajude a manter o Portal no ar!

 

Para o Padre Pedro Paulo Alexandre, Exorcista em Florianópolis, SC e com intenso trabalho de evangelização nas redes sociais, a tradução chega em momento oportuno, capitaneada pela Misericórdia Divina:

“A publicação em português das ‘Diretrizes para o Ministério do Exorcismo’, da Associação Internacional de Exorcistas é desígnio da Providência de Deus para a Igreja no Brasil. Trata-se de um conteúdo muito rico e ao mesmo tempo muito acessível a todos os exorcistas, sacerdotes e fiéis. Este texto ajudará a ressaltar a seriedade com que a Igreja trata esse ministério de misericórdia (exorcismo). Os fiéis terão um texto seguro e oficial sobre como entender e discernir melhor a ação ordinária (tentação) e a ação extraordinária (infestação, vexação, obsessão, possessão e sujeição diabólica) daquele que sempre foi e sempre será o inimigo número um da Igreja.”
Padre Pedro Paulo Alexandre, Exorcista Oficial da Arquidiocese de Florianópolis, SC.

Para o Padre Valdori, Exorcista no interior de São Paulo, a prática pastoral de renomados Exorcistas contribuirá de maneira admirável com a formação dos sacerdotes que possuem permissão para esse ministério:

“As novas diretrizes são importantes, porque é mais uma vez um novo chamado de retorno às fontes. Como Exorcista da Diocese de Itapetininga, sinto-me seguro e amparado. As diretrizes apontam para um rumo belo, porque partem de muita reflexão teológica e experiência de renomados exorcistas na sua prática pastoral e principalmente do que nos ensina o Magistério da Igreja.”
Padre Valdori, Exorcista oficial da Diocese de Itapetininga, SP.

Seja nosso assinante e ajude a manter o Portal no ar!

 

O Padre Bruno Leonardo, Exorcista no Rio de Janeiro, lembra que já foi tornado explicitado pelos Bispos do Brasil a necessidade de que cada diocese possua um Exorcista oficial e que as Novas Diretrizes trarão a segurança necessária para Bispos, Sacerdotes e até Agentes de Pastoral:

“Penso ser de suma importância a publicação das Diretrizes para uma correta prática do Exorcismo à luz do Ritual vigente. Na 55ªAssembleia dos Bispos do Brasil (2017), foi publicado um Subsídio Doutrinal, em forma de diretriz, sobre os exorcismos (03/05/2017), onde está explicitada uma necessidade de pelo menos um sacerdote exorcista por diocese. O número de exorcistas está em crescimento nas diversas regiões do Brasil. As Diretrizes para os Exorcismos tendem a prestar auxílio aos bispos para a escolha de novos exorcistas, ao exorcista no exercício deste ministério, ao clero para a melhor compreensão desta matéria, aos agentes pastorais de uma maneira ampla para evitar exageros indevidos no que tange ao tema referido.”
Padre Bruno Leonardo dos Santos Magalhães, Exorcista oficial da Diocese de Petrópolis, RJ.

O Padre Cássio, da Diocese de Limeira, SP, acredita que as diretrizes serão um grande auxílio para o exercício prudente do Ministério do Exorcismo na Igreja:

“As novas diretrizes são importantes porquê elas ajudarão a ter um norte a seguir em comunhão com a Igreja Católica, bem como elas serão de grande auxílios para termos prudência no exercício do ministério exorcístico.”
Pe. Cássio Roberto Rossette, Exorcista oficial da Diocese de Limeira, SP.

Em breve, teremos novidades quanto à Editora escolhida para a publicação das Diretrizes no Brasil.

Ainda não leu a entrevista com Monsenhor Rubens sobre as Diretrizes em Português?

plugins premium WordPress