Entrevista com o Exorcista

Dez perguntas para o Padre Elias Vella, o exorcista maltês

Fonte: Maltatoday

O que é um exorcista?

Praticamente, um exorcista é um oficial da igreja designado pelo arcebispo para lidar com indivíduos possuídos pelo demônio, ou pelo menos pensem que são possuídos pelo demônio. Tornar-se um exorcista, tudo se resume à escolha do arcebispo.

Torne-se nosso assinante!

Como alguém torna-se possuído?

Uma pessoa fica possuída porque, na maioria das vezes, ela se abre para o demônio. Isso significa que você tem uma pessoa que se intromete no satanismo, ou uma pessoa que se intromete no ocultismo ou no espiritismo. Se você tem uma abertura, está deixando uma janela aberta que dá ao demônio uma passagem mais fácil para a alma.

Quanto tempo leva um exorcismo?

Exorcismos não têm prazos. Às vezes, você pode ter uma pessoa realmente envolvida e com uma possessão crítica, e em meia hora o exorcismo é bem-sucedido e, às vezes, um exorcismo pode levar anos.

Os leigos podem realizar um exorcismo?

Um verdadeiro exorcismo só pode ser realizado por um exorcista. Naturalmente, um sacerdote por causa do sacramento de seu sacerdócio, tem mais poder do que um leigo, mas mesmo o leigo e o secular têm algum poder devido ao seu batismo.

Torne-se nosso assinante!

As pessoas são realmente possuídas ou são pacientes psiquiátricos que pensam que são possuídos por um espírito maligno?

A maioria das pessoas que vem até nós ou que são trazidas a nós para receberem oração, não está possuída. Você tem muitas pessoas que têm distúrbios psicológicos ou psiquiátricos. É aí que entra a decisão do exorcista de incluir o psicólogo ou psiquiatra, onde eles o ajudam a determinar se a pessoa em questão requer tratamento psicológico ou espiritual. Tanto o psiquiatra quanto o exorcista trabalham de mãos dadas e, muitas vezes, o psiquiatra percebe que nem todos os métodos científicos prevalecem enquanto ele está dando remédios que não estão funcionando. O psiquiatra então começa a suspeitar e chama o exorcista para ajudá-lo em seu trabalho.

 Você já se assustou durante um exorcismo?

O exorcismo nunca é um trabalho fácil. Há momentos em que a pessoa pode se tornar agressiva contra você e é quando você está em perigo. O exorcista também se assusta porque o demônio pode tentar prejudicar a pessoa. O exorcista também espera fenômenos paranormais, como mudanças na voz da pessoa, agressividade exagerada. Às vezes, também vemos levitação, onde a pessoa flutua acima do solo e isso naturalmente o assusta um pouco.

Somente católicos ou cristãos são possuídos pelo demônio?

Não, o demônio não olha apenas para o povo católico; ele caça outras crenças também. Quando eu estava na Índia, conheci hindus na Índia que estavam possuídos. Por quê? Porque mesmo que não o conheçam, ainda estão adorando falsos deuses. Apesar de terem boas intenções e serem boas pessoas, eles estão mais expostos. Os católicos têm mais proteção, pois têm a proteção do batismo e se alguém não acredita em Deus, o demônio não se importa menos. O demônio só quer vítimas.

Quão perto está um exorcismo real do que acontece no filme “O Exorcista”? As cabeças giram e as vítimas levitam?

Não são coisas que acontecem durante todo exorcismo, mas as coisas que vemos durante o filme podem acontecer e aconteceram, mas não acontecem durante um único exorcismo em uma única pessoa. Isso significa que o diretor colocou todas as atividades paranormais possíveis em uma pessoa e isso tornou o personagem bastante assustador.

Você pode ter um indivíduo que vira a cabeça de maneira exagerada; você não imagina como ele ou ela é capaz de fazer isso, mas essas coisas podem acontecer. A elevação pode ocorrer e a agressividade é uma das ocorrências mais comuns, o que significa que você tem alguém que pode achatar uma cadeira como se fosse um pedaço de papelão.

As diferentes línguas faladas pelos possuídos quando nunca as estudaram também são outra coisa que ocorre e lembro-me de uma vez que estava realizando um exorcismo na Sicília, e essa pessoa começou a falar comigo em maltês.

Outra ocorrência é que alguns possuídos podem vomitar coisas, como unhas e cacos de vidro.

 Demônios e espíritos têm um nome?

Nós ou a Bíblia, dá nomes aos demônios, de acordo com o papel que eles têm. Por exemplo, Belzebu é o deus das moscas. Também temos outros nomes como Asmodeus, Jezebelle e Aariel.

Torne-se nosso assinante!

plugins premium WordPress