O mal do pecado

O homem foi feito “por Deus e para Deus” na condição de ser eterno, e assim que ele foi desobediente à única coisa que não podia fazer (comer o fruto da árvore proibida) condenou a toda a humanidade com a entrada da morte em sua vida e de toda a sua descendência. Desde então o ser humano tende para o mal, para o pecado. Mas o que é o pecado senão aquilo que vem a desagradar a Deus, sendo o contrário ou avesso do que diz a sagrada escritura.

O que você vai aprender neste artigo

A consequência do pecado: o inferno
As três dimensões do pecado
Aprofundando nos pecados
O perdão dos pecados mortais
Pecados veniais 
Pecado contra o Espírito santo de Deus
A iniquidade

A consequência do pecado: o inferno

A constituição do pecado vem a ter dimensões distintas a serem entendidas. A nossa Igreja Católica Apostólica Romana juntamente com o nosso Catecismo (CIC) define que existem três situações de pecado, que veremos a seguir. Deus em sua infinita sabedoria nos deu o livre arbítrio, no intuito de que já que nascemos providos de inteligência, Deus ainda nos dá dons que serão de agregado valor em momentos de discernimento antes de decorrer em pecado. Além disso, antes do pecado vem à tentação e seria neste momento em termos as nossas escolhas, escolhas estas que podemos questionar se o que decidirmos irá ou não ser contra Deus, as sagradas escrituras ou a sociedade. Mas qual a importância de tomar a decisão correta? E qual o papel do demônio no mundo de hoje? Como ele atua para desvincular as pessoas do caminho da santidade?

Antes de tudo quero apresentar relato de Santa Faustina Kowalska, que com os seus dons místicos, Deus em sua infinita sabedoria e amor deixou revelar o que se passa no inferno:

A partir de um texto tão didático referente ao inferno, falarei sobre as dimensões do pecado. Sem o devido conhecimento interpretamos as coisas de forma errada, diante do que o mundo nos apresenta, no caso, os valores distorcidos. Começamos a enxergar nisso o que é certo ou referência, proveniente também do afastamento ou nenhum contato com a igreja.

O pecado se apresenta em três dimensões

  1. O pecado mortal, que vem do descumprimento dos dez mandamentos da lei de Deus que nos foi dada e escrita pelo dedo do próprio Deus no Antigo Testamento (Cf. Êx 34, 1-13); 
  2. Os pecados Veniais, que são os que não se encontram dentre os pecados mortais; 
  3. Os pecados contra o Espírito Santo.

Aprofundando nos pecados

Pecados mortais

1º mandamento: amar a Deus sobre todas as coisas

Idolatria: (latria- culto ou veneração), ido- ídolos: imagens ou entidades (quando procuramos entidades ou espíritos de pessoas que já morreram),

2º Não tomar seu santo nome em vão:

“Eu juro por Deus” (colocar Deus altíssimo como prova de seus erros)

3º mandamento: Guardar domingos e festas

Não guardar os dias santos (faltar à missa, ou passar o domingo bebendo, comendo, dormindo ou assistindo televisão). 

4º Honrar pai e mãe

Não honrar pai e mãe, “agredi meu pai ou minha mãe com palavras, gestos, atitudes e mentiras”, 

5º Não matar

“Pratiquei o aborto”, “usei drogas”; “fui além dos limites na bebida alcoólica e no cigarro”

6º Não pecar contra a castidade

Masturbar-se, assediar alguma pessoa, induzir alguém ao pecado da castidade, trair o cônjuge em pensamentos ou atos propriamente ditos),

7º Não furtar

Prejudicar alguém, usando de pesos e medidas falsas, enganando nas mercadorias e negócios; aceitar ou comprar algo que foi roubado, desperdiçar dinheiro em jogos, bebidas e diversões desonestas)

8º Não levantar falso testemunho

Levantar falso testemunho (dar maus exemplos contra a Religião, na família, na escola, na rua, no trabalho, envolver-se em mentiras, difamações, calúnias, maus comentários, fazer mau juízo dos outros)

9º Não desejar a mulher do próximo

Cobiçar a mulher do próximo (alimentar fantasias desonestas, envolvendo outras pessoas, praticar adultério (uniões sexuais antes ou fora do casamento com pessoas ou não do mesmo sexo, não fugir das ocasiões ou lugares próximos do pecado)

10º Cobiçar as coisas alheias

Cobiçar as coisas alheias (violei segredos, usei de mentiras, ou não tenho combatido o egoísmo, tenho sido invejoso, fico descontente ou com raiva diante da prosperidade material e financeira de meu próximo).

Todos os exemplos acima são pecados mortais contrários aos dez mandamentos. Se você se encontra em algum desses casos, faz-se necessária a confissão a um sacerdote diante do arrependimento verdadeiro de coração, visto que sem o arrependimento dos pecados não há o perdão, pois a Deus ninguém engana.

O perdão dos pecados mortais

Os pecados mortais só serão perdoados através do sacramento da confissão. Se Não formos à confissão e formos receber comungar, pecamos no momento de recebermos a Santa Eucaristia sem nos confessar, pois para receber a Santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja Católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Cometendo assim mais um pecado grave, o Deus Eucarístico neste momento se desfaz da sua presença, pois não existe a união entre o pecado e Cristo Eucarístico, tornado a hóstia novamente em pão ázimo (sem fermento) e a mesma sem nenhum efeito espiritual. A igreja pede que confessemos ao menos uma vez ao ano, sendo o ideal a confissão mensal pois pecamos todos os dias. Diz São Paulo a respeito da Santa Eucaristia:

Pecados veniais

Lembrando que há duas formas de perdão dos pecados veniais, sendo a primeira o sacramento da confissão, e em segundo o ato penitencial na Santa Missa, momento em que somos convidados a pedir perdão dos nossos pecados (veniais). Daí a importância de chegarmos antes do início da missa, para nos preparar para essa confissão. Aqueles que perdem esse momento não devem comungar, pois não estão em estado de graça, há pecados veniais que só poderão ser perdoados em confissão.

Pecado contra o Espírito santo de Deus

Pelo contrário, quem a profere é culpado de um pecado eterno. Mas que pecados são estes? 

Tomemos, como exemplo, um Bispo que por qualquer motivo ou interesse voltou-se para outra religião contrária a que ele já professara. Tendo este o conhecimento da verdade, mesmo assim optou em consciência plena contra as verdades da Sagrada Escritura e os ensinamentos da Santa Sé, tornando-se um pecador contra o Espírito Santo. Então, aqueles que vão contrários às leis de Deus, em plena consciência de que estão a cometer tais pecados, cuidado!

Seremos cobrados de acordo com o que nos foi dado. Não pode Deus dar um mesmo julgamento para uma pessoa que nunca ouviu falar do Cristo Salvador, a uma pessoa a quem foi dado todo ensinamento sobre a verdade cristã, então quanto mais aprendemos, temos condição de não fazer o que desagrada a Deus.

Os demônios, desde sua queda na terra, procuram de toda forma destruir a base da igreja cristã, que é a família. Utilizam-se de vários fatores que com o tempo se incorporam à nossa vida, tanto dentro como fora de casa.

A iniquidade

Podemos ter como base contra o ministério a iniquidade, o que a Santa Sé prega. Vejamos: a igreja é contra o aborto.

O que vemos hoje? 

Um grande movimento contrário à vida e a favor do aborto (quem mata ou ajuda, pratica pecado mortal).

Deus é contra a união entre pessoas do mesmo sexo, “Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometerão uma coisa abominável.” (Cf. Lev 20,13)

Hoje, já se criou uma mentalidade contrária à Igreja Católica. Como haverá a continuação da espécie humana se tudo isso continuar?

Vejamos que são chamadas de abomináveis as pessoas que se encontram diante de tal situação, preferindo servir ao demônio, pois o mesmo é quem se contenta com tais atos, como diz no texto acima quando refere-se a servir a criatura em vez do Criador, e do mesmo modo aqueles que apoiam tais atos. 

A igreja não é contra as pessoas, e sim ao estado de pecado em que estão vivendo. Assim sendo, todos são chamados a ter uma vida santa.

Vejam como é sério o que fazemos:

Temos sempre como nos redimir com Deus, pois ele é Pai e o seu amor ágape por nós não deixa desistir de seu povo pecador, e lembre-se de não deixar a confissão pra depois, pois se subitamente formos levado desta vida já não teremos mais tempo de nos redimir dos nossos pecados, e prestaremos contas de acordo com o que escolhemos de bom ou de ruim. Então, a partir de agora, busquemos nos inteirar do que pede Deus para que tenhamos um mínimo de respeito por nós mesmos e ao próximo, pois o que ele pede não é mais que uma regra de boa convivência em sociedade. Regras das quais já nos são apresentadas desde criança. Espero que eu tenha ajudado a tirar as dúvidas das quais ainda pairavam sobre vocês. Agradeço a Deus pelo chamado para servi-lo. Amém, glória a Deus nas alturas, e que o Espírito Santo de Deus nos acompanhe.

Autor: Diácono Cristiann Huyghens Torres da Silva é encardinado na Diocese do Crato, CE. É psicanalista clínico, bacharel em Teologia pela UNISAL, hipnoterapeuta, formado em parapsicologia, fez o curso de base sobre o ministério dos exorcismos da Associação Internacional dos Exorcistas e bacharelando em Psicologia pela UNINASSAU. É auxiliar de exorcista diocesano e fundador do Apostolado Proelium.

plugins premium WordPress