“Eu já fui maçom e me interessei quando não levava minha fé a sério”

Em tempos em que a Igreja precisou reafirmar seus ensinamentos sobre os perigos da Maçonaria, publicamos aqui o artigo de William Hemsworth, em tradução livre do inglês, publicado no blog Patheos, para demonstrar os seus perigos através de pessoas que frequentaram a Maçonaria.

William hoje é um católico ativo na defesa da fé. Leiamos com atenção:

A Maçonaria sempre foi banida pela Igreja

No dia 26 de março (2020) tive a oportunidade de aparecer no programa de rádio Hands On Apologetics  de Gary Michuta. Descrevi o que é a Maçonaria, alguns dos ensinamentos, e desde 1738 a igreja fez 53 pronunciamentos contra ela. A primeira grande loja conhecida foi fundada na Inglaterra, em 1717.

Pouco depois, em 1738, o Papa Clemente XII escreveu a bula papal  In Eminenti .  Esta bula proibia os católicos de ingressar na organização maçônica sob pena de excomunhão. 

O Papa Clemente XII escreveu:

Isso é coisa séria.

A Igreja não mudou sua posição

Este é um equívoco comum. Na verdade, conheci um ex-Grande Cavaleiro dos Cavaleiros de Colombo que está muito envolvido em diversas ordens maçônicas. Ele afirmou que aproveitou a mudança de opinião em 1983 para ingressar na ordem. A seção 2335 do  Código de Direito Canônico de 1917 afirma:

Bem claro. No código de 1983 a pena de excomunhão permanece, mas a maçonaria é removida. Este é o mal-entendido. Foi inserido um tema mais geral de adesão a uma ordem que conspirava contra a igreja. Para esclarecer a posição da Igreja, o Cardeal Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, escreveu isto quando chefe da  Congregação para a Doutrina da Fé:

Católicos não podem ser maçons

A posição da igreja permanece inalterada. Além disso, nos graus do rito escocês, o 30º grau é chamado de Cavaleiro de Kadosh.  Nesse grau, uma tiara papal é pisoteada e declarada um sinal de tirania e despotismo.

Este foi um alerta para mim quando estive envolvido na maçonaria. Abaixo está o vídeo completo da minha aparição no programa de Gary e nossa conversa sobre a maçonaria começa no segundo segmento (o vídeo está presente no site Patheos, em inglês).

plugins premium WordPress