O que é a possessão demoníaca?

O assunto está sempre em voga, seja em produções cinematográficas, ou “na boca dos fiéis”. Dado o misticismo em que está envolto, nosso portal decidiu procurar um especialista para esclarecer: afinal, o que é a possessão demoníaca?
Segundo Monsenhor Dr. Rubens Miraglia Zani, exorcista e Delegado da Associação Internacional dos Exorcistas para língua portuguesa “por possessão diabólica se entende a ação extraordinária pela qual um espírito maligno, albergando-se em um corpo humano, é capaz de exercitar um controle despótico sobre ele, conseguindo, em determinados momentos ditos de “crise”, mover-se e/ou falar através do corpo da pessoa possessa, sem que a vítima possa fazer nada para evitá-lo, ainda nos casos nos quais mantém a consciência daquilo que lhe esta sucedendo. Dentre as espécies de ação extraordinária do maligno é certamente a mais grave e comporta a presença permanente do demônio no corpo humano, ainda que isto não signifique que a ação maléfica seja contínua. Muitos possessos conseguem, portanto, ter uma vida “normal” aos olhos dos seus familiares e conhecidos  e esses mesmos podem viver por muito tempo sem se darem conta da sua efetiva condição de possessos.”
E continua:
    “O específico da possessão diabólica, ou seja, o albergar de um ou mais demônios num corpo humano sobre o qual, em determinados momentos ditos de “crise”, exercitam um controle despótico movendo-o e/ou falando através dele como se lhes pertencesse, é essencialmente diverso daquilo que em psiquiatria e psicologia clínica vem genericamente indicado como distúrbio de personalidade. Nas várias espécies de distúrbio de personalidade o sujeito é sempre o mesmo, ou seja, a pessoa humana atingida por uma doença. Na possessão diabólica, invés, uma entidade estranha substitui a personalidade do possesso no controle do seu corpo, entidade que se manifesta como um sujeito dotado de personalidade própria, inteligente e livre, e que a fé cristã indica com o nome de demônio.”
Durante os últimos anos, o assunto fez fama, sobretudo através de filmes de terror que exploram cada vez mais o inconsciente das pessoas. Contudo, deve-se tomar cuidado para não enxergar o demônio aonde ele não está!

 

 

plugins premium WordPress