O que há de real entre Anneliese Michel e Emily Rose?

O filme “Exorcismo de Emily Rose” retrata a história de uma jovem de família católica praticante que começa a ter ataques demoníacos cada vez mais frequentes, levando a ser submetida a sessões de exorcismos com a sua aprovação. 

Este filme é baseado em fatos reais, especificamente baseado na história de uma jovem de 16 anos, Anneliese Michel, que ficou possuída por demônios e da mesma forma iniciou sessões de exorcismo que foi encerrado após 7 anos com a sua morte, diagnosticada por desnutrição e desidratação. 

Muito há o que se debater a respeito dessas duas histórias, mas nesse artigo abordaremos duas questões, uma a respeito do motivo de sua morte e a segunda o motivo de sua possessão.

O primeiro ponto a ser ressaltado é o fato de sua morte, enfático no filme, visto que o padre exorcista é acusado pela morte de Emily Rose, nos levando a indagar realmente, se o exorcismo levou a esse fim para a jovem, ou na vida real, como ocorreu com Annaliese. Posso responder que NÃO e damos os motivos: o objetivo do exorcismo é fazer com que o inimigo perca suas forças e desse modo, que a pessoa possuída possa ir tomando consciência para que com seu livre-arbítrio, possa combater o inimigo em harmonia com o exorcismo, uma vez que o próprio ritual é apenas 20% da libertação e os outros 80% é a própria busca de libertação através das orações, jejuns e penitências da pessoa. Portanto, o objetivo do exorcismo é trazer de volta à luz a pessoa atormentada pelo inimigo. 

Entretanto, retornando ao caso de Emily Rose/Annaliese, podemos pensar então que o exorcismo foi um fracasso? Também não! O ritual se compõe por uma série de orações dirigidas a Deus e a todos os anjos e Santos para com a pessoa necessitada, e como o papa Bento XVI nos dirigiu “Nenhuma oração é perdida, Deus sempre as acolhe com amor”, dessa forma, Deus que é Onisciente, compreende o que é o melhor para seus filhos, mesmo quando para nós, filhos pecadores, não compreendemos Suas ações. 

Por que então Emily Rose morreu? O demônio a matou? Também não! O demônio não tem o poder de tirar a vida e como está escrito nas escrituras em I Samuel versículo 2 “ O Senhor dá a morte e a vida, faz descer à habitação dos mortos e de lá voltar”, ou seja, é somente o Senhor que nos tira a vida. Além disso, também é o mesmo Senhor que nos diz em Mateus 16, 25 :” Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la”.

Assim sendo, por que então Emily/Annaliese morreu? Respondo que não sei, entretanto, temos ciência que a morte não é o fim, mas o começo. Dessa forma, uma alternativa é que, como nos diz Mateus no versículo acima, “mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobra-la”. Isso nos leva a muitas alternativas e a indagações: sua morte foi para o conhecimento mundial de seu caso? Deus a levou para o fim de seu sofrimento carnal? Ela foi salva? São questões que não competem a nós a indagar e nem a procurar respostas, mas que nos levam a entrar em contínua oração em intenção a pessoas que assim como essa retratada no filme, sofrem grandes tormentos no corpo e na alma pelos demônios que estão sempre procurando a quem devorar.

Um segundo ponto é o motivo de sua possessão, uma vez que sua família e a própria possessa eram católicos praticantes. Essa questão é muito indagada na realidade e nos leva a pensar muito além do sofrimento do corpo e da alma. Há muitas falas que seguem esse raciocínio: “essa pessoa é tão boa, porque sofre tanto?”, “Por que Deus permite isso com essa pessoa?” ou “Padre, por que estou possessa? Sou uma boa pessoa” e não duvidamos que de fato, a pessoa não tenha procurado o demônio para tal sofrimento. Entretanto, devemos ter consciência de que Deus muitas vezes permite muitos ataques, provações para que possamos nos despertar ao seu Amor, procurando uma vida maior de oração, de adoração a Ele ou até mesmo de uma conversão mais concreta, da mesma forma, também usa muitas pessoas de instrumento para que a conversão seja de uma família completa ou de pessoas que estão ligadas a pessoa possuída ou que passa por tormentos. Dessa forma, sempre devemos louvar a Deus por todos os tormentos que devemos passar, pois como diz Paulo na 2ª Carta aos Coríntios “Pois, quando sou fraco, é que sou forte” (12,10).

Portanto, mesmo que demonstrada no filme de uma maneira exacerbada a possessão de Emily Rose, devemos ter a consciência de que esses casos não estão isolados a apenas ficção, mas que há muitas pessoas que sofrem grandes torturas no corpo e na alma causadas pelo demônio e como papel importante nosso a essas pessoas, devemos voltar toda a nossa oração dirigidas a Deus e principalmente a Nossa Senhora que esmaga a cabeça do demônio e intercede a Deus Pai por seus filhos pecadores, como nós, para que livres do demônio, possamos louvar e adorar cada vez mais Vosso Santo Nome, Senhor Jesus Cristo.

plugins premium WordPress