A oração de São Bento

a oração de são bento

A oração de São Bento é uma das mais rezadas pelos católicos de todo o mundo. Muitos habituaram-se a rezá-la como uma forma de proteção contra o mal e os maus agouros.

Bento de Núrsia foi um monge que transformou a vida monástica na Igreja. Ele foi canonizado em 1220 D.C, pelo Papa Honorio III. Foi nomeado como Padroeiro da Europa em 1964, por São Paulo VI e é venerado também nas Igrejas Anglicana, Ortodoxa e Luterana. Tornou-se conhecido como “o santo varão”, sendo muito procurado para conselhos e direção espiritual ao longo de sua vida. Rejuvesneceu a regra dos mosteiros (Regula Monasteriorum), que começou a escrever em 534 D.C .

 

O que você verá encontrará neste artigo:

A famosa oração
A origem da oração de São Bento
Como rezá-la para pedir proteção
Os mosteiros pelo Brasil

 

A Oração de São Bento

A Cruz Sagrada seja a minha luz,
não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces.
Bebe tu mesmo os teus venenos!”

 

A origem da oração

São Bento livrou-se milagrosamente por duas vezes das investidas do demônio, ancioso por tirar-lhe a vida. Em uma delas, um sacerdote tomado pela inveja ofereceu-lhe um pedaço de pão envenenado e, na outra, ofertaram-no um cálice de vinho do qual saiu uma serpente.

O santo monge costumava abençoar todos os alimentos e foi assim que o intento diabólico foi descoberto. Sua oração tem origem incerta, mas sabemos que foi redescoberta no ano de 1647, através da condenação de algumas bruxas da Baviera, que não conseguiam praticar feitiçarias e feitiços onde houvessem cruzes com a medalha do santo estampadas nas paredes.

 

Como rezá-la para pedir proteção

A medalha possui as iniciais em latim da oração composta pelo santo varão:

C S P BCrux Sancti Patris Benedicti – Cruz do Santo Pai Bento.
C S S M LCrux Sacra Sit Mihi Lux – Que a Cruz sagrada seja a minha luz.
N D S M DNon Draco Sit Mihi Dux – Não seja o dragão o meu guia.
V R SVade retro, satana! – Retira-te, Satanás!
N S M VNunquam Suade Mihi Vana – Nunca me aconselhes coisas vãs,
S M Q LSunt Mala Quae Libas – É mau o que me ofereces:
I V BIpse Venena Bibas – Bebe tu mesmo os teus venenos.

Para finalizá-la, reza-se a jaculatória “Rogai por nós bem aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo”. Assim rezada, tornou-se conhecida como “a fórmula de São Bento”.

 

Os mosteiros pelo Brasil

Os mosteiros do Santo Pai Bento estão espalhados pelo Brasil.  Das maiores às menores capitais, sua regra é utilizada em todas as Abadias. Seu superior é um Abade, símbolo da autoridade espiritual que existe na Abadia. Para tal, utiliza-se de um báculo e uma mitra, mas não trata-se de um bispo. Sua autoridade nunca é questionada e ele costuma ser escolhido dentre os próprios membros do mosteiro.

Os mosteiros no Brasil são muito antigos: o de São Paulo, capital, foi fundado em 1910, o do Rio de Janeiro, em 1589 e o da Bahia, em 1582. O de Brasília foi erigido em 1987.

plugins premium WordPress