As invocações aos demônios em desenhos animados

“Antigos espíritos do mal, transformem essa forma decadente em Mumm-Ra! O de vida eterna!” [1]

 

Há algum tempo, começamos a pesquisar a qualidade dos desenhos que são colocados à disposição das crianças atualmente. Ficamos estarrecidos com a quantidade de animações infantis e até séries televisivas que expõe os nossos pequenos à maldade demoníaca.

Infelizmente, no mundo de hoje, são os pais que devem zelar pelo que entra em suas casas através da televisão e proibir certas coisas de adentrarem no imaginário das nossas crianças.

Recentemente, o serviço de streaming HBO+ liberou em sua base de conteúdo o antigo desenho animado Thundercats, onde um ser maligno chamado Mumm-Ra, que no desenho se autodenominava “o de vida eterna”, invocava os demônios para se tornar mais forte e praticar o mal contra os felinos que dão nome ao desenho. Tratava-se de uma múmia, originária do Egito antigo e que já no primeiro episódio, dizia já estar por aqui há pelo menos mil anos, quando a Terra ainda era o “primeiro mundo e não o terceiro”, como é explicado no episódio.

A cada novo episódio, a invocação aos demônios é realizada toda vez que Mumm-Rá quer confrontar os Thundercats. A série animada possui 65 episódios e foi lançada em 1985.

Em nossos dias atuais, vemos uma gama ainda maior de opções, quando se trata de expor os nossos pequenos aos perigos da exposição aos espíritos malignos. Faz sucesso entre as crianças a série Jovens Titãs em Ação, onde pequenas crianças dotadas de grandes poderes “protegem” a Terra — quando as convém — de todo mal. Atenho-me neste artigo a um episódio que mostra os perigos a que as crianças estão expostas quando o assistem. Na quarta temporada da série animada, o episódio 42 se chama “Baile demoníaco”. Trata-se de uma “festa” organizada pelo demônio conquistador de mundos Trigon, onde este espera que sua filha Ravena, um jovem titã, participe da festa e se torne a Rainha do baile. O diálogo abaixo é extraído do episódio:

Trigon: — Oi minha filha!

Ravena: — O que você quer, pai?

Trigon: — Você esqueceu? Hoje à noite tem o baile demoníaco.

Ravena: — Eu não vou!

Trigon: — Ahh! Mas você tem que ir, Ravena!

Ravena: — Não!

Trigon: — Mas eu nomeei você a Rainha do baile! Como minha filha, você vai ganhar com certeza!

Ravena: — Eu não quero ser a Rainha do baile!

Trigon: — Ah! Senão fizer isso, vai se arrepender pelo resto da sua vida eterna! Ser o Rei do baile, fez com que eu me tornasse o demônio que sou hoje.

Ravena: — Prefiro ficar aqui lendo.

Trigon se torna um demônio cuspidor de fogo e começa falar com voz e face demoníaca:

Trigon: — Escuta aqui minha filha: você vai para o baile demoníaco e vai se tornar a Rainha do baile, senão vou levar uma corrente de meteoros que vai transformar a Terra num monte de cinzas!

Ravena: — Ah! Está bem!

Trigon: — Ótimo! Agora tudo que tem que fazer é aparecer com seu vestido mais maligno, com o menino demoníaco bonito e a coroa será sua.

Ravena: — Tanto faz…

Trigon: — (Chorando)… você cresceu tão rápido! Agora, anda logo! Você vai arrasar!

Na sequência, os amiguinhos de Ravena aparecem e, vendo-a triste, perguntam o que está acontecendo. Ela lhes conta que foi obrigada por seu pai demônio a ir ao Baile demoníaco e rapidamente todos se oferecem para ir juntos à festa. Pela naturalidade com que a cena se passa, é possível perceber que a naturalidade não é por acaso. A ideia é tornar habitual que as crianças entendam o mal como algo bom, deturpando em suas cabeças o sentido do bem, o que pode ocasionar graves danos na fase juvenil e adulta. Além, é claro, da exposição aos ataques espirituais junto aos nossos pequenos.

A Família Addams é outro desenho famoso que, recentemente, foi aos cinemas. O cartunista Charles Addams criou uma série em quadrinhos de humor negro, por volta dos anos 60, em que o mal era exaltado como bem, a fim de mostrar o respeito pelas diferenças. O problema é que as tais diferenças são, na maioria das vezes, descumprimentos dos mandamentos da lei de Deus, como quando na cena do filme recém-lançado no Halloween de 2019, Mortícia faz um feitiço em seu caldeirão e evoca os espíritos de sua mãe e seu pai falecidos para falar-lhes sobre a filha. Todas essas coisas são repetidas com ares de normalidade, com o objetivo de não banalizar o mal e torná-lo uma coisa boa. O perigo é evidente e torna o desenho algo muito perigoso para ser assistido pelas crianças que ainda estão formando seu caráter. É preciso tomar cuidado com certos conteúdos, pois estes não são tão inofensivos quanto parecem.

 

Referências

[1] Invocação aos demônios realizada no desenho Thundercats.

Invocação de Mumm-Rá
A Família Addams
Baile demoníaco

plugins premium WordPress