Entrevista do Padre Francesco Bamonte, presidente da AIE ao Dr. Pawel Sokolowski

Entrevista

Dr. Pawel Sokolowski: Como começou a atividade da Associação Internacional dos Exorcistas, cujo senhor é o presidente?

 

Padre Francesco Bamonte: Em 1991, o padre Gabriele Amorth reuniu pela primeira vez os exorcistas italianos. Então, em 1994, junto com o padre Renè Laurentin e o padre Renè Chenessau fundou a Associação Internacional dos Exorcistas e foi eleito por unanimidade seu primeiro presidente.

 

Em 13 de junho de 2014, a Santa Sé aprovou os Estatutos da “Associação Internacional de Exorcistas” (Associazione Internazionale Esorcisti – A.I.E.). Ela foi reconhecida oficialmente como uma associação internacional privada de fiéis, tendo personalidade jurídica, de acordo com o cânon 322 § 2 do Código de Direito Canônico.

 

Este é um evento extremamente importante para a Igreja, recebido com grande alegria por muitos sacerdotes e leigos. Foi como a resposta do Espírito Santo às necessidades especiais do nosso tempo. Quando alguns teólogos – desdenhosamente apoiados por vários sacerdotes – negaram abertamente, contrariando à Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja, a existência e ação dos demônios, o Espírito Santo conscientizou a Igreja de que entre os mandamentos dados por Jesus Cristo está, também, o “expulsar os demônios” em seu Nome.

 

Dr. Pawel Sokolowski: Quais são os objetivos da Associação Internacional de Exorcistas?

 

Padre Francesco Bamonte: A Associação Internacional dos Exorcistas possui os seguintes objetivos:

 

– Promover a primeira formação básica e a posterior formação permanente de exorcistas;

– Fomentar as reuniões entre os exorcistas, em especial nos âmbitos nacional e internacional, para compartilhar suas experiências e refletir juntos sobre o ministério que lhes foi confiado.

– Promover a integração do ministério do exorcista na dimensão comunitária e na atenção pastoral ordinária da Igreja local.

– Promover o conhecimento correto deste ministério no Povo de Deus.

– Promover os estudos sobre o exorcismo em seus aspectos dogmáticos, bíblicos, litúrgicos, históricos, pastorais e espirituais.

– Promover a colaboração com especialistas em Medicina e Psiquiatria, que também sejam competentes nas realidades espirituais.

 

Dr. Pawel Sokolowski: Quantos exorcistas pertencem à Associação?

 

Padre Francesco Bamonte: Atualmente, existem cerca de 410 exorcistas e mais de 100 auxiliares, que são fiéis leigos e padres que ajudam exorcistas durante o seu ministério.

 

Fragmento de artigo da Revista Exorcista, nº 55.

plugins premium WordPress