O cuidado com as revelações particulares

Nos tempos modernos, a cada dia multiplicam-se seitas e movimentos religiosos que possuem em seus quadros pessoas que afirmam possuir dons sobrenaturais que lhes permitem conhecer ou até mesmo, predizer o futuro.

Soma-se a isso o desejo que certos grupos têm em trazer revelações de coisas ocultas que a humanidade não conheceu ou que são fruto de “iluminações interiores” de pessoas que se sentem escolhidas para trazer “novas mensagens”. Nesse quesito, o perigo é ainda maior.

Em nossos tempos, está na moda falar do fim dos tempos, assustar os fiéis, mas não trazer bases concretas para isso, apenas revelações particulares.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Nós somos cristãos Católicos Apostólicos Romanos e temos nossa fé baseada em 3 pilares: sagrado magistério, sagrada tradição e a sagrada palavra de Deus. Isso significa dizer que não se pode simplesmente “trazer uma nova revelação” a cada dia, desdizendo o que já foi revelado ou até mesmo está escrito na palavra de Deus, o que a tradição afirma ou o magistério da Igreja interpretou. Ainda mais: o que está na bíblia nunca será desmentido e nem pode sofrer acréscimos.

Tendo dito isto, queremos tratar nesse artigo sobre o vídeo estarrecedor da pregação do leigo missionário Ironi Spuldaro, também fundador da Missão Há Poder de Deus. Antes de mais nada, queremos pedir muita oração para esse leigo, pois nossa função aqui não é martirizar ninguém ou atirar pedras, mas trazer o ensinamento seguro da Santa Igreja, para que erros e excessos como esses não levem os nossos irmãos a se perderem, ao invés de construir o Reino de Deus.

Na referida pregação, ocorrida em 29/01/2022, no Santuário São Miguel Arcanjo, Diocese de Jacarezinho, Paraná, o pregador diz (transcrevemos a forma original proferida em linguagem não coloquial):

“Irmãos, eu estava num quarto, na casa do Zé Maria, essa madrugada. Esse quarto estava cheio de anjo. Eu vi a corte de anjo. Padre, hoje eu vi Nossa Senhora do Apocalipse. Ela é linda! Mas ela é valente, ela não é covarde. Estava São Miguel, estava São Gabriel, estava São Rafael. Vocês estão diante de um homem que está falando de coisas sobrenaturais hoje e eu não vou mais ter medo, pode falar o que quiser falar, sobre mim: eu vou falar…e eu ainda vou mexer numa outra coisa que nós não sabemos, mas que em breve vai começar a acontecer no mundo: a manifestação dos extraterrestres, se prepare! Se prepare! Se prepara padre, o senhor vai começar a ter visualização disso.”

E continua:

“…dia 27 quando Nossa Senhora apareceu pra mim eu vi um ET e Deus disse…ele entrou e saiu da parede como uma luz que atravessa a parede. Nossa Senhora entrou naquele quarto e saiu sem passar pela parede, mas aquela criatura, eu achava que era um demônio, eu achava que era um demônio que estava ali para me atormentar e tirar a visão de Nossa Senhora…vocês nunca ouviram eu falar isso em público. Essa é a primeira vez que eu estou falando em público. Falei em lugar reservado, na Paraíba, na Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus e vou falar aqui hoje: e sabe quem são esses que a gente pensa que são problemas pro mundo: são criaturas que vão vir lutar pra nos defender na agonia da última ação de Satanás porque ele não terá mais resistência diante de homens e mulheres de fé. E eles virão pra resgatar aqueles que não acreditam. Eles virão para ajudar…”

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Do que foi transcrito, um ponto merece a nossa atenção máxima: Jesus nunca disse em lugar algum que extraterrestres virão para resgatar aqueles que não acreditam neles ou ajudar a converter alguém, mas disse o seguinte e está até muito claro no evangelho:

 

“[…] Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” Mc 16, 15-16

Aqui, vemos muito claramente Nosso Senhor deixar cristalino como a água que crer no Evangelho é uma condição para ser salvo.

A pregação realizada falava de revelações particulares, que podem acontecer, como aconteceram na vida de inúmeros santos, mas é necessário haver discernimento. Em alguns casos, o Bispo da Diocese deve ser comunicado que estão acontecendo revelações particulares com determinada pessoa, a fim de que possa investigar com exatidão se tratam-se de autênticas revelações e se podem ser tornadas públicas.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

A Santa Igreja não é contra a manifestação de carismas e dons espirituais. Aprendemos com ela, inclusive, sobre eles:

“Extraordinários ou simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo.” CIC 799

Também aprendemos com a Igreja, que tem a sabedoria de uma mãe zelosa, que os carismas são “graças especiais” (CIC 798) e possuem uma função bem específica, baseada em 3 pontos: a edificação da Igreja, o bem comum e as necessidades do mundo. Por essa razão, não se pode brincar com eles, nem acreditar tê-los recebido de maneira extraordinária, sem um discernimento espiritual maduro, não somente à luz da fé, mas também com o acompanhamento espiritual da Igreja.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Os dons de revelação e profecia talvez sejam os mais aspirados e, também, os mais perigosos. Ao longo da história da Igreja, quando Nosso Senhor aparecia aos santos ou lhes dava a conhecer algo sobrenatural, como uma alocução interior, nunca o fez sem contar com o discernimento da Igreja, que Ele mesmo fundou. Foi assim, por exemplo, com Santa Faustina Kowalska:

“Contudo, a bondade de Jesus é infinita e Ele prometeu-me ajuda visível na terra e a recebi na terra e a recebi em breve em Vilnius. Reconheci no Padre Sopocko essa ajuda de Deus. Antes de chegar a Vilnius, conheci-o por uma visão interior. Certo dia, vi-o na nossa capela entre o altar e o confessionário. Então, ouvi uma voz na alma: Eis a tua ajuda visível na terra. Ele te ajudará a cumprir a Minha vontade na terra.” Diário, p. 40, nº 53.

Uma revelação tão grave e com ares proféticos como trouxe o Ironi Spuldaro na pregação, não pode ser trazida a público sem o discernimento da Santa Igreja. Se ele tivesse um Sacerdote Católico Apostólico Romano que fosse seu diretor espiritual e maduro, provavelmente essa “profecia” não teria sido tornada pública.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Santa Faustina, após Jesus lhe mostrar quem seria seu diretor espiritual, insistia em perguntar ao Senhor muitas coisas. Jesus, em Sua infinita misericórdia, sempre lhe respondia que deveria procurar a resposta com seu diretor espiritual:

“[…] Por vários anos Ele mesmo (Jesus) quem me educou, até o momento em que me deu o diretor espiritual. Anteriormente, era Ele próprio quem me dava a conhecer o que eu não compreendia, e agora manda que eu pergunte tudo ao confessor e, muitas vezes, diz-me assim: Eu te responderei pela boca dele, fica tranquila.” Diário, p. 73, nº 145.

Diante da repercussão altamente negativa da pregação, nosso irmão Ironi foi levado a refletir e, num gesto de obediência e amor à Santa Igreja, emitiu uma carta de retratação, que você pode ler clicando aqui.

Dizia um antigo provérbio português que “a obediência é a mãe das virtudes” e é muito louvável que haja esse pedido de retratação pública, pois a referida pregação gerou confusão na cabeça dos fiéis, sobretudo os mais humildes.

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Aproveitamos esse momento, para trazer correções fraternas de coisas que temos visto serem realizadas por esse leigo há algum tempo, em muitos lugares do Brasil e até fora dele, inclusive com a benção de sacerdotes. São orações que são ministradas por ele e as encontramos em vários vídeos pela internet como orações de libertação. Em várias delas, vemos encontros com multidões de pessoas e em vários momentos, ouvimos orações do tipo:

“Em nome de Jesus, ordeno que todos os demônios deem seu grito de derrota agora!”

Conforme explicamos no artigo “Como rezar pela cura em obediência à santa Igreja?”, leigos Católicos Apostólicos Romanos que assumem a fé da Igreja, não têm permissão para rezar orações dando ordens aos demônios. Mesmo que essas ordens sejam dadas sob o pretexto de que a pessoa possui carta do seu bispo para fazer orações de libertação. Oração de libertação não permite comandos aos demônios. Essa instrução foi dada pela Santa Sé no documento “Instruções sobre o exorcismo” e “Instrução sobre as orações para alcançar de Deus a cura” . Esse ponto é muito sensível, pois há hoje em nossa Igreja um grande grupo de pessoas que acha que leigos e exorcistas têm o mesmo papel e isto não é verdade!

Seja nosso assinante e contribua com o nosso trabalho!

Novamente, esclarecemos que não estamos aqui para apedrejar quem quer que seja, apenas orientar, dentro da missão que temos no Portal Cura e Libertação, a como devemos proceder na área de cura, libertação e exorcismo, mantendo a obediência à Santa Igreja.

Rezemos pelo nosso irmão na fé, para que seja luz neste mundo tão enegrecido pelas trevas como é o nosso e não instrumento de confusão.

plugins premium WordPress