Os Passionistas, a Paixão e o Padre Candido

Antes de iniciarmos a leitura deste artigo, vamos rezar esta belíssima oração composta pelo fundador dos Passionistas, São Paulo da Cruz:

ORAÇÃO DE SÃO PAULO DA CRUZ

“Oh, Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, queima-me todo de amor.Quem foi São Paulo Da Cruz? « Paróquia São Paulo da Cruz – Igreja do Calvário
Oh, Espírito de infinita luz, de infinita doçura, venha ao meu coração!
Vem, ó Bem Infinito! Venha, ó Amor imenso! Venha, ó verdadeiro e único Deus com o Pai e com o Filho!
Venha, ó Caridade imensa a alojar-se neste pobre coração arrependido!
Venha, ó meu Amor! Venha, ó minha Doçura, ó minha Luz, ó Minha Vida, meu Conforto, meu Tesouro, minha Riqueza, o meu verdadeiro bem, minha esperança, o meu Deus, o meu Tudo! Venha, que definho de amor!
Venha, que não posso mais sofrer por vos amar! Venha queimar-me até a medula dos ossos. Amém!”

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

JUBILEU 300 ANOS

 

Os Passionistas estão vivendo o seu Jubileu, estão vivendo o Ano da Graça do Senhor!

Comemoraram, recentemente, 300 anos de sua fundação por São Paulo da Cruz, em 22/11/1720 e estão celebrando este tempo favorável, este tempo de conversão e salvação, com um maravilhoso Jubileu e o Ano Santo (concedido pelo Papa Francisco) até 1º de janeiro de 2022, com o tema: RENOVAR NOSSA MISSÃO: GRATIDÃO, PROFECIA, ESPERANÇA.

O ano Jubilar também está focado em uma mudança de mentalidade, “metanoia”, na conversão e renovação como um afastamento do pecado e a escolha de seguir Jesus Cristo e o Evangelho mais de perto.

 

MISSÃO DOS PASSIONISTAS

A missão dos Passionistas é manter viva e promover a memória da Paixão de Jesus, proclamando com alegria, em palavras e atos, a Boa Nova do Amor Incondicional e sempre fiel de Deus por todas as pessoas e pela criação. (Pe. Joachim Rego, CP, Sup. Geral dos Passionistas).

 

IDENTIDADE PASSIONISTA

“Formar um ninho de almas grandes e santas que se assemelhem nas santas virtudes, penitência e mortificação, a Jesus em Sua Paixão e a Nossa Senhora das Dores”. (Lett.II, 304).

Esta afirmação de São Paulo da Cruz incluída nas constituições dos Passionistas, exprime a vocação do Passionista: Conformar-se a Jesus Cristo e Jesus Crucificado por Amor e isto em Comunidade.

São Paulo da Cruz na sua caminhada espiritual, desde o colo da mãe, foi aos poucos compreendendo que na Paixão de Cristo, escondia-se o segredo de um eficaz “remédio” de transformação.

quando nos sentimos profundamente amados, é que também nos sentimos interiormente interpelados a uma conversão total.

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

 

SÍMBOLO PASSIONISTA

O distintivo, o símbolo dos Passionistas, representa um coração, que traz escrito as palavras: “PAIXÃO DE JESUS CRISTO”, manifestando assim, a finalidade da vida Passionista: fazer memória da Paixão de Jesus Cristo.

“Na Paixão de Jesus está tudo”, “esse é o caminho mais breve para se chegar à perfeição”, “no mar da Paixão de Cristo se recolhem às pérolas das virtudes” (São Paulo da Cruz).

 

OS CINCO PILARES DA CONGREÇÃO PASSIONISTA

Os cinco pilares da Congregação Passionista são: Oração, Solidão, Memória da Paixão, Pobreza e Penitência.

Para nos ajudar a refletir melhor cada um dos pilares, vamos ler o que o próprio fundador São Paulo da Cruz nos ensina em suas diversas cartas:

1)      ORAÇÃO

“Orai 24 horas por dia, isto é, fazei todas as ações com o coração e a mente elevados a Deus”. (São Paulo da Cruz)

 “(…) Óh, quanto é suave realizar a oração, tanto vocal como mental, neste divino templo que é Deus mesmo! Reze também em silêncio de fé e caridade, neste templo que é Deus; perca-se aí, abisme-se, obedeça os atrativos do Espírito Santo. Seja muito simples e jamais curiosa de entender as divinas realizações que Deus faz durante este tempo na sua alma dileta. Quem pode compreender? Ame, sofra, cale! (Carta de São Paulo da Cruz à Irmã Colomba Geltrude Gandolfi, sem data.)

2)    SOLIDÃO

 “O silêncio é a chave de ouro que guarda todas as virtudes.” (São Paulo da Cruz)

“Deixa sempre mais desaparecer o seu nada no infinito Tudo, que é Deus, e, no sagrado silêncio de todas as faculdades, receba a operação das graças divinas, privando-se do seu próprio entender, do próprio gozar e do próprio sentir…” (Carta de São Paulo da Cruz à Sra. Ana Maria Calcagnini, 14/06/1768).

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

3)      MEMÓRIA DA PAIXÃO

“ A Paixão de Jesus Cristo é a maior e mais maravilhosa obra do amor de Deus! (São Paulo da Cruz)

“Gostaria de lhe dizer muitas coisas, mas quem não ama não sabe falar de amor; esta é uma linguagem que só pode ser ensinada pelo amor. Escute o divino Amante, e permita que seja Ele a ensiná-la. (Carta de São Paulo da Cruz à Marchesa Dal Pozzo, 04/10/1734)

4)      POBREZA

 “Olhais os pobres, trazem esculpido na fronte o Nome de Jesus Cristo” (São Paulo da Cruz)

“Em, frente, caríssimos, ‘renovai o vosso espírito e a vossa mente e revesti-vos de Nosso Senhor Jesus Cristo’ (Rm 13,14; Ef 4,23); e revestidos de Jesus Cristo, fazeis que resplandeça em vós a verdadeira humildade de coração, tanto interna como externamente; exercitai-vos na verdadeira obediência, na verdadeira caridade que une uns aos outros, na santa mansidão e paciência, suportando-vos uns aos outros’ (Ef 4, 2), compadecendo-vos com grande caridade e ajudando-vos mutuamente… (Carta circular de São Paulo da Cruz a toda Congregação Passionista, 30/11/1760)

5)      PENITÊNCIA

“Mortificação interna e externa, eis as asas que levam a Deus.” (São Paulo da Cruz)

“Se não apenas sete vezes você cai em defeitos, mas antes, dez ou cem, não perca por isto a paz e a confiança em Deus, mas humilhe-se docemente com uma dor amorosa e um amor doloroso. Uma palavra ou duas bastam: Deus a ensinará. (Carta de São Paulo da Cruz à Irmã Maria Innocenza di Maria Ssma. Addolorata, 05/11/?).

 

Diante dos 5 pilares da Congregação Passionista: Oração, Solidão, Memória da Paixão, Pobreza e Penitência, o centro da Espiritualidade Passionista se encontra na MEMÓRIA DA PAIXÃO DE JESUS CRISTO.

Meditar a pregar a Paixão de Jesus, que é subir até o Monte Calvário e a partir de lá, contemplar o mundo inteiro através da Ressurreição de Jesus. Cristo Ressuscitou!! Verdadeiramente, ressuscitou!!

“Eis as fontes da caridade fraterna: a Paixão de Jesus e a Comunhão” (São Paulo da Cruz).

Na Eucaristia, vivemos a Paixão, a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e por ter esse imenso e inesgotável amor à Eucaristia e à Paixão de Cristo, Padre Candido Amantini, religioso Passionista, doou toda a sua vida em amor à Deus, à Igreja, à sua Congregação Passionista e aos seus irmãos e irmãs, exercendo a missão de exorcista por mais de 30 anos no Santuário da ‘Scala Santa”, em Roma, onde está sepultado atualmente.

 

Assine o Portal e contribua com o nosso trabalho!

 

NOTA BIOGRÁFICA SOBRE O SERVO DE DEUS

PADRE CANDIDO DA IMACULADA, CP

Padre Candido da Imaculada, religioso Passionista, nasceu em 31 de janeiro de 1914 em Bagnolo, Itália.

Entrou para os Passionistas, em 26 de outubro de 1926, foi para o seminário menor e desenvolveu sua vocação.

Professou os Votos com dezesseis anos no Retiro de São José, no Monte Argentario, e foi ordenado Sacerdote em Roma, em 13 de março de 1937.

Aprofundou seus estudos de Sagrada Escritura e, para isto, e por muitos anos, a obediência o chamou ao ensino.

Escreveu “O Mistério de Maria”, livro no qual, além do estudo teológico sobre a Mãe de Deus, transparece o seu profundo afeto por Ela, a Mãe de Jesus e nossa Mãe.

O apostolado do grande exorcista de Roma, que exerceu por mais de 30 anos em Scala Santa, foi o da direção espiritual, das confissões e dos exorcismos.

Ele foi presenteado por Deus com carismas especiais. Era comum atender entre 60 a 80 pessoas numa manhã. Impunha as mãos sobre a cabeça de cada uma e, através dos dons do Espírito Santo, dizia quem precisava voltar e quem não tinha nada de espiritual.

Esta percepção foi-lhe dada pelo Senhor para que ele pudesse discernir bem qual era o mal de que a pessoas sofriam. E acima de tudo, quem eram as pessoas que estavam possuídas e necessitavam do exorcismo, ou seja, da intervenção da Igreja. A imposição de mãos e o olhar para as fotos foram dons que ele recebeu para discernir a possessão demoníaca dos casos da medicina.

A missão do exorcista o levou a se tornar perito em possessão diabólica e exorcismos e a fazer conferências e debates sobre o assunto na Universidade de Roma e em outros lugares. Foram muitos anos de muitas lutas frente a frente com o demônio.

Grande foi a sua caridade e paciência para com as pessoas em dificuldade, que recorriam ao seu ministério sacerdotal. Ele, a exemplo de Cristo, médico das almas e dos corpos, “curou e libertou aqueles que estavam sob o poder das trevas e do Maligno”, dando luz e esperança aos corações desanimados e distantes de Deus.

Em 1986, Padre Candido recebeu um presente de Deus e da Virgem Maria: Padre Gabriele Amorth foi designado para auxiliá-lo, sendo nomeado Exorcista de Roma, e com esta imensa graça, que foi uma dávida de Deus, premiando por  todo seu esforço ao longo dos mais de  30 anos em salvar almas para Deus.

Padre Amorth testemunhou muitas vezes que o Padre Candido discernia possessões através de fotografias.

Certa vez, ensinou Padre Amorth que durante o ritual, a oração que retoma o controle é sempre o “Praetipio Tibi” (“Ordeno-te”). O demônio teme o exorcismo, mas a santidade do exorcista conta muito a favor do possuído. As palavras adquirem especial poder quando o ministro sagrado é um homem reto, íntegro, de oração e acima de tudo, humilde. Assim era Padre Candido Amantini.

Já nos últimos anos de sua vida, quando já não exorcizava mais há algum tempo, quando chegavam até ele as almas atormentadas pelo demônio,  dizia: “Vá ao Padre Amorth. ” Interessante o contraste, pois durante longos anos ele foi o único exorcista de Roma e quando as pessoas atormentadas procuravam ajuda da Igreja era comum ouvir dizer: “Vá ao Padre Candido! ”

Teve uma batalha dura contra o Mal, que o fatigava muito e que terminou apenas com a morte em 22 de setembro de 1992, no dia da festa de São Candido, onde recebeu os últimos sacramentos de seu confessor, Padre Benigno enquanto estava plenamente consciente e, assim, fez sua Páscoa morrendo santamente em seu quarto, assistido pelos membros da sua Congregação no Santuário da Scada Santa.

Esteve em estreito contato espiritual com Padre Cappello e com São Pio de Pietrelcina que afirmou “Padre Candido é um Sacerdote segundo o Coração de Deus.”

Quer receber uma graça especial do patrono do nosso Portal de Cura e Libertação? Faça esta belíssima oração com fé e amor e depois, testemunhe a sua graça:

 

ORAÇÃO PARA OBTER A BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DO SERVO DE DEUS

PADRE CANDIDO DA IMACULADA

(Itália, 1914 + 1992)

DEUS AMOR, nós vos agradecemos por haverdes dado à vossa Igreja o Servo de Deus Padre Candido da Imaculada, Passionista, e por haverdes feito resplandecer nele o poder redentor da vossa Misericórdia. Ele, a exemplo de Cristo, médico das almas e dos corpos, “curou e libertou aqueles que estavam sob o poder das trevas e do Maligno”, dando luz e esperança aos corações desanimados e distantes de Vós; à imagem de Jesus Bom Pastor, dedicou -se ao pastoreio das almas dos que a ele recorriam no Sacramento da Penitência e na direção espiritual. Conformando-se a Cristo Crucificado, ofereceu os seus sofrimentos e a sua vida para o bem da Igreja e a sua Congregação. Nós vos pedimos, Senhor, pela intercessão do Servo de Deus Padre Candido da Imaculada, que nos concedais, segundo a vossa Vontade, as graças que imploramos (…) na esperança de que ele seja logo contado entre os Santos.  Amém. Glória ao Pai…

(Com aprovação Eclesiástica)

 

REFERÊNCIAS:

– Monjas Passionistas – Mosteiro São Paulo da Cruz – São Carlos – SP

– Livro: Retiro Castellazzo Quaresmal 2021

– Identidade da Vocação Contemplativa Passionista – II capítulo – Príncipio e Fim da Formação

– Site: Província da Exaltação da Santa Cruz, Passionistas: http://www.provinciaexaltacao.org.br/

– Frases de São Paulo da Cruz – http://comfilhosdacruz.blogspot.com/2012/04/frases-de-s-paulo-da-cruz.html

– Ebook: Padre Candido Amantini: O grande exorcista de Roma – Rodrigo da Silva Cardoso

plugins premium WordPress