Os ritos satânicos na doutrina da Igreja

“Os ritos satânicos na doutrina da Igreja”
Artigo publicado no L´Osservatore Romano do ano de 1998, por Dom Angelo Cardeal Scola.

Quando na era pós-moderna se assistia, se não à derrota, pelo menos a um redimensionamento drástico da pretensão racionalista, eis que surgiu uma inesperada explosão do sagrado. A secularização era apresentada como a redução em termos “mundanos”, “não religiosos”, do discurso cristão. Ao invés, hoje pululam as mais variadas formas de um sagrado, que poderia definir-se naturalístico, uma vez que interpreta o sentido religioso numa visão da natureza (do cosmo e do homem) que, quase à maneira da era pré-cristã, novamente se sente como que divina (theia physis) em si mesma. Deuses e demônios povoam o universo deste novo politeísmo irracional, alimentando paradoxalmente pelos meios extraordinários que a Ciência e a técnica oferecem.

Deixar de acreditar em Deus não significa não acreditar em nada, mas acreditar em tudo. A conhecida intuição de Chesterton descreve bem a condição de muitos dos nossos contemporâneos. Abandonando a fé cristã e desiludidos com a pretensão da razão iluminista, descobrem-se inermes diante da realidade. Sentem-se incapazes de se libertar da angústia de uma solidão radical perante o mundo e o tempo. Para dominá-la, recorrem à magia, que os colocaria sob a proteção de poderes ocultos, sem deixar contudo de procurar estabelecer uma aliança com os próprios poderes do mal. Proliferam, assim, as práticas mágicas e não faltam cristãos que aderem a grupos satânicos, promotores de um culto abertamente contrário à religião católica. Perante tal situação, a Igreja e, de modo especial, os Pastores, são chamados a pronunciar-se claramente. Consegui-lo-ão com um anúncio renovado da vitória de Cristo sobre Satanás, sobre o pecado e sobre a morte.

Para evidenciar a posição da Igreja e os dados do Magistério sobre a problemática dos cultos satânicos e sem diminuir a periculosidade e inconciliabilidade dos mesmo com a natureza da fé e da moral cristã, explanar-se-á o tema nos pontos seguintes:

  1. A novidade do culto cristão
  2.  A realidade de Satanás e as suas insídias contra o homem
  3. Os ritos satânicos na doutrina da Igreja
  4. Possíveis consequências nos ritos satânicos

…continua

plugins premium WordPress